A Nikola Corporation, líder global em soluções de infraestrutura e transporte de emissões zero, anunciou detalhes sobre seu programa de caminhões comerciais de veículos elétricos a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) na América do Norte.

O projeto do Nikola Two FCEV Sleeper prevê alcance de até 2.250 km
O projeto do Nikola Two FCEV Sleeper prevê alcance de até 2.250 km

Após o lançamento da produção norte-americana do veículo elétrico a bateria Tre (BEV), Nikola planeja apresentar uma variante FCEV do Nikola Tre Cabover (cabine curta) e o Nikola Two FCEV Sleeper (cabine leito) de longo alcance visando a melhor eficiência da classe para distâncias entre 300-900 milhas no mercado norte-americano.

“Para acelerar a transição para um futuro livre de carbono, a indústria de caminhões precisa de veículos comerciais pesados ​​e de emissão zero, projetados para corresponder ao peso e ao alcance dos caminhões a diesel de hoje. Nikola está animado para apresentar detalhes adicionais sobre nosso portfólio de caminhões FCEV e nosso compromisso contínuo com o transporte comercial sustentável ”, disse o chefe global da FCEV de Nikola, Jason Roycht.

O portfólio Nikola

Regional — Nikola Tre BEV Cabover para viagens de até 480 km
Regional — Nikola Tre FCEV para necessidades de longo alcance de até 800 km e para necessidades de abastecimento rápido / resposta rápida
Longa distância — Nikola Two FCEV Sleeper para missões de longo alcance até 2.250 km 

Nikola Cabover

Nikola Tre FCEV Cabover
Nikola Tre FCEV Cabover

O Nikola Tre FCEV Cabover é direcionado para distâncias de até 500 milhas, e espera-se que atenda à maioria do mercado regional da América do Norte, especialmente casos de uso em que capacidade adicional de transporte de carga e abastecimento rápido são exigidos pelos operadores de frotas.

O Tre FCEV alavanca a plataforma Tre BEV com energia de célula de combustível de hidrogênio, enquanto é projetado para melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso total do veículo.

As primeiras construções de protótipos do Tre FCEV estão programadas para começar no Arizona e Ulm, Alemanha, no segundo trimestre de 2021, com testes e validação dos veículos continuando em 2022, e o início da produção planejado para o segundo semestre de 2023.

Cronograma dos caminhões Nikola
Cronograma dos caminhões Nikola: 2021 é o início da construção dos protótipos; 2022 será o início dos testes; 2023 começam os testes em rodovias e em 2024 será dado início a produção comercial

Nikola Sleeper

O Nikola Two FCEV Sleeper é uma solução de frete de longa distância com capacidade de hidrogênio, permitindo um alcance ininterrupto de até 900 milhas. O Two FCEV aproveita a vantagem do peso do hidrogênio no transporte comercial de longo alcance e longa distância, com emissão zero. O Two FCEV será baseado em um novo chassi customizado projetado para rotas de longa distância na América do Norte e tem lançamento previsto para o final de 2024.

Sistemas de armazenamento de hidrogênio

Espera-se que o Nikola Tre e o Nikola Two FCEVs utilizem vários módulos de energia de célula de combustível comuns e sistemas de armazenamento de hidrogênio escaláveis. Ambos os sistemas estão atualmente em desenvolvimento e testes com líderes do setor em colaboração com a Nikola Engineering. Os primeiros protótipos Tre que utilizam esses sistemas devem começar os testes em estradas em 2022.

“Nosso plano é entrar no mercado em etapas”, disse Roycht. “Estamos construindo na plataforma Tre atual com o lançamento planejado de nossos sistemas de célula de combustível e armazenamento de hidrogênio em 2023. Esses sistemas são projetados para serem escaláveis ​​a fim de lidar com os requisitos de maior potência e longo alcance para longa distância, o que permite para integração simultânea no design do chassi do Nikola Two FCEV Sleeper. A utilização de componentes e sistemas comuns para a propulsão de hidrogênio proporcionará maiores economias de escala e também permitirá que Nikola expanda e adapte continuamente nosso portfólio de caminhões FCEV para atender aos diversos requisitos do transporte comercial.”

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).