Apenas 100 unidades estão à venda do Constellation 25.420 Prime, série especial que a MAN Latin America desenvolveu para comemorar a venda de 180 mil caminhões  da família, desde o seu lançamento em 2005. Naquele ano, a fabricante, até então Volkswagen Caminhões e Ônibus, causou frisson no mercado, pois descontinuava o Titan – que, mesmo ultrapassado, era bem respeitado pelos motoristas mais tradicionais – e dava início a um ambicioso programa de renovação de seus veículos, com a produção de um caminhão mais moderno e robusto, sobretudo, se comparado ao seu antecessor.


O trucado 25.420 é líder na subcategoria entre os tratores até 420 cv desde 2014. Foram 1.150 unidades em 2014 e 502 em 2015 – já com os sinais da crise, mas mantendo-se na liderança. Por essa razão ele foi eleito para contemplar a série especial.

VEJA NOSSO VÍDEO A BORDO DO 25.420 PRIME

O Constellation 25.420 Prime possui todas as comodidades, equipamentos e conforto que tornam agradável a vida a bordo, além de um trem de força ajustado ao perfil de operação do veículo, que são viagens de médias a longas distâncias rodoviárias. 

O caminhão é equipado com motor Cummins ISL de 9 litros e 6 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, cujo maior atributo é o sistema de injeção common rail, muito mais eficaz por permitir superar os 1.600 bar de pressão, deixando-o mais uniforme, o que ajuda o caminhão a trabalhar num regime de rotação mais baixo. Esse motor é o de maior cavalagem da famí­lia: são 420 cv de potência a 2.100 rpm e 188,7 mkgf a 1.300 rpm de torque, o que permite rodar em rotações mais baixas.

No posto de condução, os elementos são comuns aos demais da linha convencional. No Constellation o painel possui uma suave curvatura na parte central – diferentemente dos caminhões rodoviários que em sua grande maioria privilegiam o painel mais curvo. Essa é uma das razões de essa cabine ganhar em espaço, e, apesar dessa escolha, a ergonomia do condutor não ficar prejudicada.
?
 

A alavanca do câmbio está posicionada do lado direito do motorista, entre os bancos. Nessa roupagem faltou ao modelo o volante multifuncional, algo que também não existe nos demais caminhões da família. O teste completo do Constellation 25.420 Prime, a série especial de 100 unidades, você confere na edição 156 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.