Pagando cerca de R$ 35 mil a mais em relação ao caminhão semipesado Cargo 2431, que tem 23 toneladas de PBT, a Ford passa a oferecer o Cargo 3031 8×2 com PBTC de 29 t a partir de setembro na rede de concessionárias da marca. O preço estimado de R$ 278 mil é uma média em função das variações de quantidade solicitadas pelos clientes e da região, já que no Brasil o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) varia entre os estados. 

 

O modelo passa a ter o segundo eixo direcional de fábrica. O ganho em carga útil vai depender da distância de entre-eixos escolhida e o tipo de implemento, mas fica em torno de 4.500 kg. Isso porque o deve-se descontar o peso do novo eixo, suspensão e componentes da direção. 

O motor é o Cummins de 306 cv e o torque de  112,2 mkgf apresentado para a nova linha em abril desde ano.

Assim como no Cargo 2431, o motor entrega mais torque e de forma mais rápida para roda, portanto, toda a transmissão foi redimensionada. Foram adotadas nova calibração da transmissão, embreagem reforçada, novos eixos cardãs e novas relações do eixo motriz. Agora as reduções são: 3,91:1 ou 4,30:1 (câmbio manual) e 3,73:1 / 3,91:1 / 4,10:1 / 4,30:1 (transmissão automatizado).

Há opção de caixa manual Eaton ES-11209 de 9 velocidades e a automatizada (Torqshift) Eaton ES-11109LA de 10 velocidades.

 

Também não houve mudança no sistema de freios, já que não teve alteração na capacidade de carga. O sistema é a ar, tipo “S” Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor, com ABS, ASR (controle de tração) e EBD (controle da distribuição da força de frenagem).

Veja vídeo com as primeiras impressões:

Leia mais:

Lançamento do Cargo 2431

Cargo 2429 vs. Cargo 2431

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Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).