De tempos em tempos, novas tecnologias surgem e transformam a maneira como as empresas realizam a logística rodoviária. As tendências apontam para um futuro onde o transporte de carga seja limpo, eficiente, conectado, autônomo, seguro e elétrico, porém cada uma delas enfrenta seu próprio desafio. Saiba como as tendências sustentáveis estão se desenvolvendo no mercado:

Veja quais tecnologias e tendências foram destaque no IAA 2018

4Conectado

Como Wolfgang Bernhard, presidente mundial da Daimler Trucks, já especulou, o volume de cargas transportadas triplicará até o ano de 2050. Porém, a infraestrutura dos países não está e, provavelmente, não estará preparada para esse aumento na demanda, o que leva o executivo a apostar no conceito ‘Internet das Coisas’ na conectividade entre caminhões e a cadeia logística.

A aposta é alta, e a Daimler vai investir, até o ano de 2020, meio bilhão de euros em um novo departamento chamado Digital Solutions e Services para desenvolver e implantar soluções relacionadas aos caminhões conectados. Bernhard acredita que no futuro os caminhões vão estar conectados à clientes, oficinas, infraestrutura das rodovias (como semáforos e placas de trânsito), outros veículos, fiscalização, carga, seguradoras e empresas de rastreamento. Será possível, por exemplo, saber quanto tempo falta para o motorista parar, seguindo a Lei do descanso, e o próprio caminhão localizar uma vaga de estacionamento.