Os veículo com PBT (Peso Bruto Total) com peso a partir de 3.501 kg, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), são considerados caminhões. Já, os modelos até 3.500 kg de PBT são camionetes, seja ele furgão, chassi com cabina ou picape, e podem conduzidos por qualquer pessoa que tenha CNH B. Mas fique atendo, os preços são maiores do que veículos com maior capacidade de carta e porém, exigem CNH categoria C.

Daily 35-160 – foco nos motoristas com CNH B

Para a categoria de caminhonete, o modelo mais atual da Iveco é o Daily Chassi 35-160, lançado no início de 2022. Assim como o VW Delivery Express+, ele possui chassi de caminhão, mais robusto do que os de monobloco, como o do Mercedes-Benz Sprinter Truck. O pênalti na estrutura é o maior peso, mas as vantagens superam isso.  O preço do Daily 35-160 parte de R$ 283.945,00, segundo pesquisa Fipe. Não há cotação de usado porque foi lançado este ano. 

Motor: FPT F1C Turbo e intercooler, ciclo Diesel com sistema EGR e SCR / Proconve P8 (Euro 6) — Potência: 160 cv @ 3.500 rpm — Torque: 380 Nm @ 1.600 – 2.900 rpm — Transmissão: ZF 6S 480 VO ( ZF EL55) de 6 marchas manuais — Freios: A disco nas 4 rodas, com discos ventilados nas rodas dianteiras e maciços nas rodas traseiras, com indicador de baixo nível do fluido de freio e de desgaste de pastilhas. Com sistema de controle de estabilidade ESP, incluindo as funcionalidades ABS+EBD,controle de tração e Hill Holder e acionamento hidráulico, servoassistido de duplo circuito. — Suspensão dianteira: Suspensão independente do tipo duplo A com barras de torção longitudinais com diâmetro de 31 mm e barra estabilizadora com diâmetro de 22 mm. Amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação — Suspensão traseira: Mola semielíptica assimétrica de duplo estágio, com 60 mm de largura e 7 lâminas. Amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 4.400 kg / 3.500 kg.  

VW Delivery Express+ como versão criada para CNH B

Lançado em maio de 2018, comercialmente, o chassi com cabina VW Delivery Express evoluiu para VW Delivery Express+, o mais completo em equipamentos de conforto e segurança do mercado. O segredo foi utilizar grande parte do trem de força da linha dos novos caminhões Delivery, e bastante similar ao 4.160, porém, homologado para a categoria de até 3.500 kg. Assim, com a aparência de caminhão e força de caminhão semileve, ele tem encontrado muitos compradores mesmo com preço mais alto. A última cotação feita pela Fipe, em 30 de maio 2022, mostra o valor médio de R$ 292.475,00.

Motor: FPT F1C 3.0 — Potência: 156 cv a 3.300 rpm — Torque: 360 Nm — Transmissão: Eaton ESO 4106A de 6 marchas manuais, com câmbio no painel e de fácil engate — Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD + ATC + HSA + ESC (controle de estabilidade eletrônica) — Suspensão: independente com molas helicoidais (dianteira) e molas parabólicas (traseira) — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 4.600 kg / 3.500 kg. 

Renault Master

A nova geração foi lançada no início deste ano. Ele passou a contar mais conteúdo de segurança e segue como a opção de menor investimento inicial. A última cotação feita pela Fipe mostra o valor médio de R$ 192.445,00.

Motor: M9T GEN4 AdBlue — Potência: 136 cv @ 3.500 rpm — Torque: 360 Nm @ 1.500 rpm — Transmissão: 6 marchas manuais, com câmbio no painel — Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD + ATC + HSA + ESC (controle de estabilidade eletrônica) — Suspensão: independente com molas helicoidais (dianteira) e molas parabólicas (traseira) — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg. 

Kia Bongo K2500

É sabido que as marcas coreanas Kia e Hyundai pertencem ao mesmo grupo econômico sul-coreano, mesmo que representados no Brasil por grupos econômicos diferentes. Os dois modelos compartilham o mesmo trem de força, são opções para quem quer fazer um baixo investimento inicial e não pretende fazer um uso intenso. O Bongo K 2500 0 Km: R$ 151.430,00.

Motor: D4CB 2.5 L Turbodiesel Intercooler — Potência: 130,5 cv @ 3.800 rpm — Torque: 26 mkgf entre 1.500 e 3.500 rpm — Transmissão: manual, de 6 velocidades — Freios:  a disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD — Suspensão dianteira: Independente com barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores a gás — Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.392 kg / 3.392 kg. 

Hyundai HR

Montado Brasil, o HR é similar ao Bongo. Preço Fipe 0 km: R$ 162.561,00.

Motor: D4CB 2.5 L Turbodiesel Intercooler — Potência: 130 cv @ 3.800 rpm — Torque: 26 mkgf entre 1.500 e 3.500 rpm — Transmissão: manual, de 6 velocidades — Freios:  a disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD — Suspensão dianteira: Independente com barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores a gás — Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.400 kg / 3.400 kg. 

Foton Minitruck 3.5-11 ST

Com produção nacional, um dos modelos da Foton é o Minitruck 3.5-11 ST para CNH B. Com mesmo tipo de chassi dos caminhões, o chinês sai de fábrica com ar-condicionado, vidros elétricos, trava elétrica das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto, volante regulável, acelerador manual eletrônico e sensor sonoro de ré. Na tabela Fipe, o modelo é vendido a partir de R$ 195.000,00.

Motor Cummins ISF 2.8
Potência 131 cv a 3.600 rpm
Torque 28,5 mkgf entre 1.400 e 3.000 rpm
Transmissão Manual, de 5 velocidades
Freios A disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS
Suspensão Eixo rígido, feixe de molas, amortecedores
hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora (dianteira)
Eixo rígido motriz, feixe de molas, amortecedores
hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora (traseira)
Tração Traseira, 4×2
Capacidade de carga (sem carroceria) 1.500 kg
PBT 3.500 kg

Fiat Ducato

O Fiat Ducato é importado do México e, mesmo com o acordo comercial entre os dois países, a alta do dólar deve ser levada em consideração, principalmente na hora de manutenção, já que as peças não recebem os mesmos benefícios de isenção do veículo. O modelo é para CNH B. Com design renovado e dotado de tecnologias também modernas e entretenimento, o modelo está custando a partir de R$ 189.735,00.

Motor FPT F1A diesel turbo 2.3
Potência 130 cv a 3.600 rpm
Torque 32,6 mkgf a partir de 1.800 rpm
Transmissão Manual, de 6 velocidades
Freios A disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS
Suspensão McPherson, barra estabilizadora (dianteira)
Eixo rígido, barra estabilizadora (traseira)
Tração Dianteira, 4×2
Capacidade de carga (sem carroceria) 1.590 kg
PBT 3.500 kg
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).