Em visita aos países vizinhos, como Chile, Peru e Colômbia, não era raro ouvirmos queixas de empresários de lá sobre a desatenção dos empresários brasileiros no atendimento às necessidades deles. Isso ocorria quando o mercado interno estava bastante aquecido e as indústrias brasileiras só dedicavam atenção aos clientes mais próximos. Com a crise econômica e política iniciada há quatros, muitos fabricantes nacionais saíram em busca do mercado externo.

A experiência que ficou é que as relações com os mercados externos precisam ser constantes independente dos humores internos. Dentro dessa consciência, a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) há alguns anos tem investido no relacionamento com os transportadores dos países sul-americanos e sempre promovido encontros no Brasil e no exterior em conjunto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportadores e Investimentos).

Colômbia

A visita mais recente nesta semana (14 e 15 de agosto), em Medellín, na Colômbia para uma rodada de negócios com 14 empresas.

As empresas participantes foram Al-Ko Brasil, Bombas Andrade, Egsa, Engetruck, Fibrasil, Grimaldi, Hidromas, Ibiporã, Librelato, Planalto, Randon, Rossetti, Thermo Star e TKA Guindastes. “As missões têm sido bastante úteis para os empresários brasileiros adquirirem mais experiência no mercado internacional”, diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.

Essa é a segunda vez que a indústria se encontra com empresários colombianos. A primeira foi há dois anos, justamente na primeira viagem de incentivo à exportação promovida pelas entidades. Na ocasião os encontros foram em Bogotá, nos dias 21 e 22 de junho de 2016.

MoveBrazil

O Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários (MoveBrazil) atua junto às empresas do setor de implementos rodoviários no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Em três anos de atuação tem dado suporte a 50 empresas inscritas no programa a entrar na trilha da exportação, realizando aproximadamente US$ 45,2 milhões em negócios. O programa é conduzido pela Anfir em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).