Mercado de implemento, Randon e Marcopolo mostram forte crescimento. Esta e outras notícias

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O mercado de implementos demonstra recuperação, mas ainda é menos da metade do mercado de 2013, segundo a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). Nos seis primeiros meses foram vendidas 46.674 unidades. No mesmo período de 2013 foram entregues 100.406. Em comparação com os seis primeiros meses, o total vendido é 52% maior.

“Por conta das perdas acumuladas não se pode afirmar que estamos crescendo, mas sim iniciando a recuperação”, assinala Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.

implemento florestal

Veja as quantidades de unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2013 a 2018:

2013

100.406

2014

 91.350

2015

 54.347

2016

 37.430

2017

 30.707

2018

 46.674

 

>>> Ônibus elétrico

A Cummins pretende começar a oferecer trem-de-força elétrico no Brasil a partir de 2020 para ônibus com PBT de 17 toneladas. O sistema será produzido no Estados Unidos e lá já tem até cliente. Trata-se da fabricante de ônibus Gillig. O powertrain da Cummins contará com um conjunto de baterias que oferece autonomia de até 322 km com uma única carga. A Cummins vai concorrer com a BYD, que já produz ônibus elétricos em Campinas (SP). Mais sobre os planos da Cummins para a eletrificação de caminhões e ônibus, e a busca de uma solução para produzir baterias mais leves, baratas e com maior densidade de energia podem ser vistos na edição 176 da revista TRANSPORTE MUNDIAL nas bancas de revistas e na banca virtual do UOL.  

>>> Lucro da Randon cresce 33,9%

Com a reação e crescimento das vendas de implementos rodoviários, a receita da Randon S.A cresceu 40,3% no segundo trimestre deste ano, com um faturamento entre os meses de abril e junho de R$ 1,5 bilhão. O lucro bruto no mesmo período foi de R$ 243,7 milhões, 33,9% maior do que no primeiro trimestre do ano. Durante o período, a Randon vendeu 4.952 semirreboques, incluindo mercados interno e externo.

>>> Lucro da Marcopolo cresce 86%

Outra empresa que apresenta crescimento de receitas é a Marcopolo. Nos seis primeiros meses deste ano, a empresa teve uma receita líquida de R$ 1,856 bilhão, representando um crescimento de 43,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Segunda comunicado, o resultado reflete a melhora na demanda de ônibus, tanto no mercado brasileiro como na exportação, que aumentaram 55,5% e 67,5%, respectivamente. O lucro líquido foi de R$ 54,3 milhões contra R$ 29,2 milhões dos seis primeiros meses de 2017, um crescimento de 86%.

>>> Parceria Citroën e Total

A Total, quarto maior companhia de petróleo e gás do mundo, e a Citroën renovaram a parceria de 50 anos até 2021. O acordo entre as empresas incluem o desenvolvimento e fornecimento de lubrificantes para os veículos da marca Citroën.

>>> VW Delivery completo de fábrica

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Conforme anunciado na última Fenatran, a Volkswagen começa a oferecer os modelos Delivey Express e 4.150 com implemento baú ou carga seca de fábrica. A oferta faz parte de uma parceria da marca com a Randon. O objetivo é agilizar a entrega dos veículos completos aos clientes, informa Ricardo Yada, supervisor de marketing de produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Considerando os modelos normais de produção — ou seja, com o entre-eixos de 3.600 mm —, o implemento para carga seca tem 4,3 m de comprimento; 2,2 m de largura e 0,4 m de altura. O baú tem as mesmas dimensões de comprimento e largura, e altura de 2,2 m, totalizando cerca de 20 m3 de capacidade de carga volumétrica.

A TRANSPORTE MUNDIAL já publicou diversas reportagens sobre os novos VW Delivery e seus concorrentes. Na edição 175, veja uma reportagem sobre as vantagens do chassi cabine em relação ao furgão. Na edição 174, o lançamento do novos Iveco Daily City e mais sete concorrentes para a mesma faixa de peso, incluindo o Delivery Express. Na edição 172, apresentamos uma análise e impressões sobre o Mercedes-Benz Sprinter 415, outro concorrente da linha Delivery até 4,5 t de PBT. As revistas TRANSPORTE MUNDIAL podem ser encontradas nas bancas de jornais e revistas, na banca virtual do UOL. Conheça também o Anuário de Caminhões 2018 que pode ser comprado no site www.ggmidia.com.br.

No nosso site também pode ser vista reportagem sobre o VW Delivery Express e 4.150.

 

 

 

 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).