Aposta no alumínio

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A RodoLinea é mais uma das fabricantes de implementos rodoviários, ao lado da sua parceira Noma, que vêm apostando forte no alumínio como material mais leve, durável e mais ecológico para a fabricação de seus equipamentos. Inclusive, uma das suas maiores novidades na última Fenatran foi o rodotrem basculante de alumínio. Outra novidade apresentada na feira foi o silo para ração, também feito de alumínio. 

O rodotrem caçamba de alumínio surgiu de uma outra parceria, com a italiana Meci. Ele custa cerca de 40% a mais que uma caçamba de aço, porém, são diversas as suas vantagens sobre o modelo tradicional. Por causa do peso reduzido do alumínio, a capacidade de carga é superior em 2 300 kg ou em 1 m3 (36 m3 contra 35 m3 da caçamba de aço). Conforme o diretor comercial da RodoLinea, Kimio Mori, cálculos feitos demonstram que apenas essa capacidade maior de carga já paga a diferença de preço em três anos. Ele ressalta que o modelo de alumínio é mais indicado para cargas de maior valor agregado, como grãos e açúcar, por exemplo. Isso porque é o alumínio é um material de fácil de limpeza e garante um melhor nível de higienização, além de não enferrujar.

Já o silo de alumínio, por enquanto, foi importado apenas para demonstração de suas vantagens em relação aos modelos nacionais. Esse silo garante que o transporte de diferentes tipos de rações não misturem na hora do descarregamento. Ele conta também com uma maior proteção contra choque com a rede elétrica, um tipo de acidente muito comum com silos.  

O segmento de basculantes reboques e semirreboques é o maior do mercado brasileiro em volume, com 10 220 unidades vendidas de janeiro a outubro e com o crescimento de 27,99% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando toda a produção brasileira. A RodoLinea é uma empresa especializada na produção de carrega-tudo e canaveiros, mas que, depois da parceria com a Noma, começa a diversificar a sua linha de produtos. Segundo o executivo, a empresa conta com uma participação de mercado de 2% considerando todos os segmentos. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).