Desde o início deste ano, a Mercedes-Benz encerrou as vendas de praticamente todas as versões da gama Atron. Permanece em produção apenas o cavalo mecânico 1635, cujas vendas ainda são expressivas.

O Atron 1635 permanece na linha e é o único com cabine bicuda

Contudo, a decisão de tirar de linha os demais caminhões da família tradicional ocorreu pelo fato de o Atego ser um ótimo substituto, mais moderno, sobretudo com relação à cabine e aos acabamentos. E também, se compará-lo aos membros Atron de cabine semiavançada, o Atego, por ter cabine avançada, oferece maior plataforma de carga, logo, é mais competitivo.

Com o Atron, em 2012, a família ficou mais moderna. Ganhou motor que atende à norma P7 e com seu conjunto robusto e o trem de força renovado, o modelo caiu no gosto de muitos motoristas e frotistas, sobretudo o autônomo e o cliente da região nordeste, onde nos últimos anos, essa linha tradicional representava 75% das vendas, enquanto que o Atego respondia pelos 25% restantes na região.

A bordo, a cabine do Atron é mais simples, inclusive com relação aos detalhes de acabamento, com linhas mais retas

Contudo, nessa evolução natural, ao mesmo tempo que a Mercedes dizia adeus ao Atron, ano passado os executivos da marca foram divulgando as qualidades do seu substituto, não só com relação à robustez – maior argumento de compra do Atron – mas também com relação à maior capacidade de carga, permitindo que o transportador leve mais carga líquida.

E desde a chegada da Proconve P7, ambos os produtos passaram a compartilhar alguns itens – outro argumento de que o Atego tem atributos suficientes para agradar o frotista mais tradicional e ser um ótimo substituto do Atron. Por isso, nessa reportagem vamos tratar dos modelos Atron 2324 e Atego 2426, ambos os mais vendidos dentro de suas famílias desde a entrada da norma P7 (equivalente a Euro 5).

O Atego é mais moderno e graças à cabine cara-chata tem mais espaço para carga líquida

Esses modelos semipesados têm muito em comum e os números de vendas bem próximos. O Atron, nos últimos cinco anos, teve 9.176 unidades vendidas, enquanto que o Atego foi responsável por 10.394 unidades no mesmo período. E, obviamente, o Atego vai ampliar esse feito, já que ainda é produzido.

Além dos números equivalentes, ambos compartilham do mesmo trem de força. O motor é o OM-926 LA, de 6 cilindros em linha produzido pela MB. Para o Atego, esse motor é mais potente, com 256 cv a 2.200 rpm e torque de 92 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm. Para o Atron, o mesmo motor desenvolve 238 cv a 2.200 rpm e torque de 86,7 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm.

A transmissão manual também é a mesma para ambos, a MB G 85-6 de 6 velocidades. A relação de eixo traseiro também se difere pouco. O do caminhão tradicional é de i=4,87, enquanto a do Atego é de i=4,88. Ambos têm eixo traseiro MB HL5 sem redutor nos cubos.
Para os dois caminhões, a suspensão dianteira é com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. A traseira é do tipo balancim, com molas trapezoidais e suspensor pneumático do eixo auxiliar.

O Atego tem um maior nível de sofisticação, painel curvado e mais detalhes de acabamento

No que se refere ao habitáculo, o Atron era ofertado apenas com a versão cabine simples. No Atego, as opções se estendem e, além da cabine simples, há a estendida e as cabines leitos teto baixo ou alto. No que se refere à capacidade de carga, o Atego supera com 1 t a mais de capacidade. O PBT legal do Atron 2324 é de 22.000 kg, devido à limitação técnica de 5 t no eixo dianteiro. Já o Atego 2426, o PBT legal é de 23.000 kg, com 6 t no eixo dianteiro.

Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões Mercedes-Benz do Brasil, lembra, ainda, que o Atego tem maior facilidade de ser encarroçado, graças ao chassi totalmente plano.

Mais membros

Com a saída do Atron, a Mercedes-Benz ampliou a família de caminhões Atego, formada pelo médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726 4×2 e 4×4, 1729 para coleta de resíduos, 1730, 2426 6×2 e 2430 6×2, juntando-se agora aos Atego 2730 6×4, adequado para operações severas com caçamba, plataforma e basculante, e os Atego 3026 8×2 e 3030 8×2. Este dois útlimos contam com PBTC, respectivamente, de 33 e 36 t.

Destaque para os modelos 2426, 2430 e 3030 que são equipados com transmissão automatizada de série. Conforme a versão são oferecidos até três opções de entre-eixos e quatro opções de cabines (simples, estendida, leito teto baixo e leito teto alto).