Baú chega a 33 graus negativos e mantém temperatura em 27 graus negativos por 12 horas

Restrição de circulação de caminhões, necessidade de rapidez e entregas em menores volumes são alguns dos problemas para quem trabalha com entrega de cargas congelada ou resfriada e precisa de um baú frigorífico compacto. Foi pensando na solução para esses problemas e, também, na busca de um novo nicho de mercado na indústria de implementos que a empresa FBrasil, de Guarulhos (SP), desenvolveu um Box para instalação em picapes pequenas, aquelas derivadas de automóveis, como Fiat Strada e VW Saveiro. 

A FBrasil, há 34 anos no mercado, somente fabricava implementos rodoviários tipo baú para caminhões chassi e semirreboques. Segundo a CEO da FBrasil, Rosmari Ghelley, a mini carroceria baú foi um dos principais investimentos da empresa no final de 2016, feito para ir na contramão da crise econômica. Para se ter uma ideia, as vendas de baú frigorífico sobre chassi em 2016 foi de 27% menor em relação a 2015, conforme dados da Anfir (associação que representa esta indústria). No caso do baú frigorífico para cavalo mecânico, a queda foi maior ainda, de 30,5%. 

COMO É O MINI BAÚ

Capacidade de carga útil chega a 185 kg na Fiat Strada e 118 kg na VW Saveiro

Chamado também de Box, o mini baú é um monobloco semelhante a um freezer horizontal, com acabamento externo em perfis de alumínio com liga de alta resistência, gel coat branco 9004 e peças de fibra de vidro. Ele possui painéis compostos por poliuretano e laminado de fibra tipo sanduíche (fibra-poliuretano-fibra). O sistema de refrigeração é composto por placas eutéticas, alimentadas por energia elétrica.

Portanto, o congelamento é feito com o veículo parado e com o sistema conectado a uma tomada de energia elétrica, quando o líquido eutético das placas congelam a 33 graus negativos. Segundo o fabricante, isso é o suficiente para manter a temperatura interna em 27 graus negativos por 12 horas, mesmo com a abertura das portas. Com essas características, o Box atende fabricantes de alimentos congelados ou resfriados e remédios. 

O peso do mini baú é de 440 kg. Assim, em uma Fiat Strada, considerando o peso médio de um motorista de 80 kg, sobram 185 kg para carga útil. No caso da Volkswagen Saveiro, a capacidade de carga útil é de 118 kg. Esses pesos podem variam em função de outros acessórios agregados ao veículo, como ar-condicionado, por exemplo.

 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).