Volvo International Service Training Award ou, simplesmente, VISTA, a competição global de profissionais de serviços de caminhões e ônibus da Volvo, que teve início em 1957 na Suécia e se tornou uma competição global em 1977, teve sua primeira final mundial fora do país-sede da fabricante.

Grupo VISTA

Após quatro etapas eliminatórias, o Brasil, representado pela cidade de Curitiba, capital paranaense que abriga a fábrica da empresa no país, foi sede da final global da competição, que evidencia e promove as apridões físicas, psicológicas e de raciocínio coletivas e, em certos aspectos, individuais – já que, geralmente, as equipes contam com um especialista de cada setor- de 200 profissionais de 31 países participantes.

Ao som da buzina

A competição conta com diversos enigmas que devem ser resolvidos pelas equipes, desde uma falha no software a um problema no motor, por exemplo. Além disso, uma área teórica e de chassi de ônibus também compõe o VISTA.

Em cada ponto de desafio, dez minutos são usados para a instrução das equipes, e outros 25 minutos usados para a solução do problema. Após isso, há um pequeno intervalo de 20 minutos, tempo suficiente para nós, jornalistas especializados, conversarmos com algumas equipes e, claro, incentivar as brasileiras.   

Edição 17/18

Iniciada em setembro de 2017 e com resultado ainda nesta quarta-feira (27), a cometição reuniu, na edição 17/18, 231 equipes de todos os continentes do planeta, sendo 40 as finalistas. Sete vagas foram conquistadas por equipes da América Latina, sendo quatro por equipes brasileiras.

Nos bastidores do evento, a Finlândia, por meio do time Harju, é tido como favorita, já que é a atual campeã do evento global da Volvo.

O resultado final que definirá o grande campeão, que leva para casa um troféu, viagens por diversos países e muitas histórias na bagagem, será definido ainda nesta quarta (27). Confira em breve no site da TRANSPORTE MUNDIAL.