BRT’s crescem no Brasil

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A fabricante de carrocerias, Marcopolo, entregou recentemente 31 novos ônibus dos modelos Viale BRT Articulado, Viale BRS Low Entry (piso baixo) e Novo Torino para a Visate (Viação Santa Tereza), que opera o transporte urbano na cidade de Caxias do Sul (RS). Os veículos comprados vão ser incorporados à frota e serão utilizados no SIM Caxias – Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, novo sistema de transporte da cidade que, com corredores exclusivos, funciona em sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, diz que: “A prefeitura de Caxias do Sul vem investindo fortemente em mobilidade urbana. A cidade, mesmo não sendo uma metrópole como as capitais nacionais quer ser modelo para todo o Brasil em termos de aplicação das melhores soluções para o transporte.”

A empresa do Rio Grande do Sul adquiriu seis ônibus do modelo Viale BRT Articulado, dois Viale BRS Low Entry e 23 do Novo Torino. Montado em chassi Volvo, o Viale BRT articulado possui 21 m de comprimento e capacidade para 180 passageiros. De acordo com a marca, o modelo articulado, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias, motorização entre os eixos do primeiro carro, com baixa emissão de gases poluentes, câmbio automático, freio a disco e EBS (sistema de controle eletrônico que proporciona mais eficiência e estabilidade às frenagens), controle de aceleração inteligente e dispositivo que garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, que se traduz em economia de combustível.

O veículos recebem tecnologias que visam ampliar o conforto e segurança do passageiro e também do condutor, como o sistema de ar-insuflado através do equipamento ‘City Vent’, câmera de monitoramento interno, acessibilidade por rampa pela porta central, box para cadeirante, dois conjuntos de portas duplas para desembarque e pintura diferenciada. O Viale possui sistema que não o permite se movimentar com as portas abertas e, segundo a fabricante, atende as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.