Com tecnologias avançadas de suspensão de cabine, a ZF desenvolve sistemas que fazer as caminhões dos caminhões parecerem “tapetes voadores”. O objetivo é oferecer os sistemas cCAB e eCALM para as fabricantes de caminhões.

ZF TD18 10 01 cCAB active cabin suspension module
cCAB. Foto: ZF

Esses sistemas usam sensores avançados e módulos eletro-hidráulicos que anulam as oscilações transmitidas das rodas para chassi e depois para a cabine. A aplicação, realmente, dessas tecnologias será em veículos autônomos, já que o motorista, enquanto o caminhão estiver em modo autônomo, vai utilizar a cabine como se fosse um escritório sobre rodas em movimento. 

Bancas

Saiba mais como essa tecnologia e muitas outras novidades que a ZF vai apresentar no próximo Salão de Hannover na edição 175 da revista TRANSPORTE MUNDIAL, em breve nas principais bancas do país (versão impressa) e também na versão digital https://bancadigital.uol.com.br/acervo.

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).