Veículos utilitários de carga, como furgões e chassi cabine, são reconhecidos como eficientes para a logística urbana, seja para o transporte de carga fracionada porta a porta, seja para o trabalho de diversos empreendedores. Porém, as vezes há dúvidas na hora de escolher a praticidade de comprar um furgão ou ter o duplo trabalho de escolher um chassi cabine e depois o baú mais adequado.

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Vamos analisar essa tarefa na escolha de modelos de até 3.500 kg de PBT (Peso Bruto Total), pois eles trazem vantagens como poder ser conduzido por motoristas com CNH categoria B e não estarem sujeitos à legislação de VUCs (Veículos Urbanos de Cargas) que precisam ser cadastrados na prefeitura a cada dois, e nem às restrições de circulação para caminhões. Além disso, como tem rodado simples no eixo traseiro, pagam o mesmo valor de pedágio dos automóveis. A partir de 3.501 kg já é considerado caminhão pela legislação, exigindo CNH C ou superior e está sujeito a maior burocracia.

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Na edição de número 174, a TRANSPORTE MUNDIAL apresentou todas as opções do mercado de chassi cabine. Na edição 171, apresentamos o comparativo de furgões com PBT de 3.500 kg de até 8 m3 de capacidade volumétrica. Agora, vamos colocar os pontos que devemos ser levados em consideração antes de escolher furgão ou chassi cabine, e as vantagens e desvantagens de cada escolha.

Perfil da carga como ponto de partida

O primeiro passo é definir qual o volume de carga a ser transportado por viagem e o peso por metro cúbico. Isso vai ajudar na definição do modelo e as opções no mercado de veículo com PBT até 3.500 kg, que variam de R$ 86 mil até R$ 155 mil, já consideração a compra do baú no caso dos chassis cabine.

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Se a necessidade de carga for de 1.500 kg e volume for no máximo de 6 m3, os novos furgões médios que chegaram ao mercado, como Citroën Jumpy, podem ser uma opção interessante. O preço está em torno dos R$ 86 mil, é só emplacar e colocar para trabalhar. Eles têm a vantagem de serem mais baixo do que os furgões de 8 m3 em diante por serem mais baixos e terem acesso a garagens, além do conforto de um automóvel para quem vai dirigir.

A reportagem completa sobre qual modelo escolher você confere na edição 175 da revista TRANSPORTE MUNDIAL. Adquira também pela banca virtual do UOL.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).