Chegada da Iveco Bus

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Figurando há mais de um século no mercado mundial e presente dentre alguns que mais se destacam, como França e Alemanha, a Iveco Bus debutou no Brasil durante a 10ª FetransRio e vê o país como um mercado estratégico para o seu crescimento global. A empresa é uma divisão de ônibus da CNH industrial (holding que reúne as empresas Iveco, New Holand, Case, FPT, Magirus, Iveco Defense, entre outras) e apresentou na feira duas novidades. 

No estande da marca, a TRANSPORTE MUNDIAL pode conferir as soluções que Iveco Bus traz ao país: os novos chassis 170S28, nas versões urbana (U) e fretamento/intermunicipal (F). São segmento bastante concorridos e dominados por Mercedes-Benz e MAN Latin America, com a marca Volksbus. 

Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da marca em Sete Lagoas (MG), os chassis 170S28U e 170S28F vão atuar na faixa de 15,1 t a 17 t, acirrando assim a disputa por esses mercados, que são altamente promissores no país e que chegam a emplacar até 10 mil unidades por ano.

Já apresentado na 9ª edição da FetransRio, o chassi precisou realizar diversos testes de laboratório, resistência e, também, de validação de componentes. Além disso, rodou por mais de um milhão de quilômetros, sendo 600 mil deles nos principais clientes da marca e em operações reais de transporte antes de figurar no portfólio de produtos da marca.
Potente e com baixo nível de ruído

O propulsor dos modelos é o N67 de 6,7 litros da FPT Industrial, que gera 280 cv de potência, 96,8 mkgf de torque e, para atender as normas da P7, vem com sistema SCR. Sua caixa é a ZF 6S 1010 BO, manual de 6 marchas, indo assim, na contramão da tendência mundial e também de muitas cidades brasileiras, as quais estão adotando caixas automáticas ou automatizadas. 

Ambos os chassis contam com plataforma estrutural reforçada, com promessa de resistência extra e durabilidade para rodar. Os modelos são dotados também de freios de 410 mm, que aumentam a eficiência de frenagem e prolongam a vida útil dos componentes, reduzindo assim o tempo de parada do veículo. As duas versões possuem PBT de 16 000 kg, além de compartilharem o entre-eixos de 5 950 mm. 

Conforto 

Visando o bem-estar do condutor, o volante pode ser ajustado em três posições longitudinais e uma vertical para uma melhor posição. Para oferecer mais conforto ao passageiro, duas opções de suspensão são disponibilizadas: a de molas semielípticas, que são de fácil manutenção, e as parabólicas, que garantem mais conforto. 

Os que estiveram presentes na feira, puderam conferir também, no estande da marca, a linha CityClass versão fretamento, a qual foi selecionada recentemente pelo programa Caminho da Escola do governo federal e que figura na faixa de 7 t a 8 t. Além disso, a empresa realizou a entrega simbólica de uma unidade da versão de fretamento, já encarroçada, à empresa Asa Branca. 

Segundo Ricardo França, responsável pelo projeto na Iveco, o chassis 170S foi pensado para ter robustez, disponibilidade, economia de combustível e baixo custo operacional. A Iveco Bus possui atualmente combustíveis alternativos, como GNV e Híbrido, em plena operação nos produtos da marca em diversos países. Fica no ar a expectativa, de quando o mercado brasileiro vai receber essas opções.