coleta mais do que eficiente

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A fabricante desenvolveu no Brasil o primeiro caminhão híbrido hidráulico do mundo. O VW Constellation 17.280 6×2 com essa tecnologia foi avaliado na operação da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e durante três meses o modelo apresentou o seguinte resultado: redução de 25% do consumo de diesel, ou economia de 745 litros de combustível que, em valores monetários, se traduz no mês R$ 1,5 mil de economia apenas no abastecimento de uma unidade. No que se refere aos resultados ambientais, o 17.280 deixou de emitir por mês 2 t de CO2. Se contabilizar no ano, seriam 23,5 t de CO2 deixados de ir para atmosfera. Imagine uma frota com essa tecnologia? Pois é isso o que a MAN espera alcançar em breve. 

A tecnologia híbrida do Constellation 17.280 6×2 tem o mesmo conceito da KERS (Kinetic Energy Recovery System ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética) utilizada nos carros da Fórmula 1.

A energia gerada durante a frenagem do caminhão é armazenada e usada na partida do veículo. Um conceito relativamente simples, porém, mais simples ainda, é o que diferencia a tecnologia da MAN em relação às usadas nos automóveis híbridos é o modo de armazenamento dessa energia captada. Comumente ela ocorre por meio de baterias ou ultracapacitadores – estes mais caros, e, no caso das baterias, ainda há a logística de descarte além de sua vida útil ser menor, algo não muito presente no país –, mas no Constellation 17.280 6×2 a MAN utiliza acumuladores hidráulicos, técnica mais barata, mais acessível e robusta para a realidade brasileira.

Segundo Rodrigo Chaves, diretor de engenharia da MAN Latin America, esses acumuladores hidráulicos são usados em aplicações industriais e agrícolas, o que o torna mais acessível até na manutenção, já que há profissionais capacitados no mercado. 
Outra situação levada em conta pela montadora de origem alemã para eleger esse sistema é a sua robustez, que o blinda sob qualquer intempérie, sobretudo nos períodos de chuvas, que nas grandes cidades podem causar alagamentos.

“Acreditamos que esse caminhão será mais acessível em relação a outras tecnologias híbridas que há mundo afora, esse é o nosso objetivo”, destaca o executivo.

Segundo a MAN, o acumulador hidráulico tem ainda a capacidade de respostas mais rápidas, ele disponibiliza a energia armazenada para a partida do veículo instantaneamente.

Sobre o teste

O diretor de engenharia afirma que o VW Constellation 17.280 foi avaliado em todas as condições, comuns às operações nas grandes cidades. Avaliado na cidade do Rio de Janeiro na operação de coleta urbana percorreu os arredores do Estádio do Maracanã, além dos aclamados bairros da Zona Sul carioca e de comunidades como Rocinha e Morro do Vidigal. Em média, o veículo percorreu cerca de 160 quilômetros nos dois turnos em que operou a cada dia de teste. 

Os próximos passos são avaliar o caminhão em outros estados do país e colocar a tecnologia em outras aplicações, ainda não reveladas. Mas em breve, Chaves acredita que o caminhão poderá atender empresários do segmento de distribuição como bebidas. O executivo também não descartou a possibilidade de a tecnologia ser testada em ônibus, no transporte urbano de passageiros.

A Comlurb demonstra interesse em adquirir algumas unidades do modelo, que ainda não tem preço. Se considerar toda a frota da empresa, hoje com aproximadamente 700 caminhões, esse benefício ao meio ambiente poderia chegar a uma redução de quase 16 450 t de CO2 na cidade maravilhosa.

“A Prefeitura do Rio, por intermédio da Comlurb, pretende otimizar os serviços com um caminhão ecologicamente correto e mais potente. E, dessa forma, gerar uma redução de custos em sua frota e minimizar o impacto ambiental na cidade”, disse Vinicius Roriz, presidente da Comlurb.