O nicho que mais cresce no Brasil. Assim a MAN Latin America classifica o segmento de coleta de resíduos, cujo portfólio da fabricante é composto por seis modelos. Para aumentar a participação de mercado na categoria, que segundo a MAN, a marca Volkswagen tem 45%, a fabricante lançou o VW Constellation 17.230 Compactor.

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Ele tem capacidade para receber caixas compactadoras de 15 m³ na versão 4×2 e 19 m³ na opção 6×2. Voltado a clientes menores (prefeituras, pequenos frotistas e empresas de coletas industriais), o 17.230 Compactor é uma opção de investimento inicial mais baixo, pelo valor de R$ 268.536. Por isso, ele não oferece a opção de caixa automatizada ou automática, itens que podem fazer a diferença neste tipo de operação mais severa, devido à quebra constante.

Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens de se adquirir um caminhão de entrada, TRANSPORTE MUNDIAL conversou com o diretor de marketing da MAN Latin America, Ricardo Yada, que abordou as características e estratégias de mercado do modelo.
“Conhecendo este mercado, nós sabemos que ele necessita de uma caixa automática. Nas operações mais severas, oferecemos o 17.260. Porém, para este veículo de entrada, ainda é alta a demanda pelo câmbio mecânico. Então esse mercado de entrada ainda não paga por essa segurança e conforto”, afirma Yada.

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De acordo com o executivo, além das questões de conforto e segurança da operação, a opção automática também é capaz de diminuir o custo operacional do veículo, já que ele vai parar menos para fazer as manutenções e aumentar sua competitividade frente à concorrência. No entanto, Yada reforça que a questão do preço de aquisição para este tipo de cliente ainda é determinante na hora de optar por um caminhão com câmbio manual.

Comparado ao Constellation 17.230 comum, o Compactor apresenta embreagem, suspensão e longarinas reforçadas, que amplificam a função vocacional do caminhão. Porém, ainda existem empresas e órgãos públicos que optam pelas versões de prateleira dos modelos, mesmo que nas operações severas, sua vida útil seja reduzida drasticamente.

Há também os bancos para três passageiros, para-choque metálico, mais robusto e retraído, que proporciona maior ângulo de ataque ao veículo. Freio de partida em rampa (Easy Start), engate elétrico para cargas adicionais e saída para tomada de força completam as modificações.

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Yada garante também que para escolher o caminhão mais adequado às suas necessidades, as empresas costumam analisar também as rotas. Se o trajeto conta com aclives e declives, pode ser que o 17.260, de 6 cilindros, e maior potência e torque, garanta desempenho melhor e, consequentemente, um retorno financeiro melhor.

Especificações 

O modelo recebe motor MAN D08 de 4 cilindros, 226 cv de potência a 2.500 rpm e torque de 86,6 mkgf, entre 1.100 e 1.600 rpm. Completa a parte de força a transmissão manual Eaton, de 6 velocidades sincronizadas.

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O caminhão da VW concorre diretamente com o Ford Cargo 1723 K, de motor Cummins de 230 cv de potência a 2.300 rpm e torque de 83,7 mkgf, entre 1.100 e 1.800 rpm. A transmissão manual é Eaton, de 6 marchas à frente e 1 à ré.