Conceito Freightliner

89

Aerodinâmica permitiu um ganho no consumo de combustível

Aerodinâmica permitiu um ganho no consumo de combustível

A DTNA (Daimler Trucks North America), através da Freightliner, apresentou recentemente um novo caminhão-conceito para o mercado norte-americano. Batizado de “Super Truck” pela marca, o modelo apareceu ao público pela primeira vez na Mid-America Trucking Show, uma das maiores feiras do segmento daquele mercado. 

Segundo a marca, o design renovado e a aerodinâmica fizeram com que o modelo alcançasse uma eficiência de 115%, se comparado à linha 2009.

O desenvolvimento do Super Truck teve início em 2010, e recebeu US$ 40 milhões do Departamento de Energia dos EUA para pesquisas. O modelo recebe o trem de força DT12 de transmissão automatizada, e tecnologia que utiliza um GPS e mapas em 3D para controlar a velocidade do veículo. Outra característica do conceito é a cabine, que ganha grande destaque pelo amplo espaço interno e conforto que oferece.
Amplo espaço interior é uma característica do mercado norte-americano
A Freightliner já havia implementado mudanças na aerodinâmica nas linhas Cascadia e Western Star 5700. Ambiciosa, a marca aponta o Super Truck, como o caminhão-conceito mais eficiente do planeta. O modelo é a aposta da marca para o desafio lançado em 2009 pelo departamento de energia dos EUA, com intuito de desenvolver a nova geração de caminhões eficientes e sustentáveis do mercado norte-americano.