Constellation 17.190 V-Tronic sai por R$ 263.939

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Autor das imagens: Omar Matsumoto/Motorpress

No final do ano passado, a MAN Latin America acrescentou novos produtos a sua já extensa linha de caminhões. Dentre as novidades teve a criação de duas novas denominações para alguns modelos: a Trend, para versões mais espartanas, e a Advantech para produtos mais completos.

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Um dos caminhões produzidos pela marca e que pode receber um desses pacotes é o VW Constellation 17.190 4×2. Apesar de não vigorar entre os mais vendidos no seu segmento – semipesado de 17 t e com motor inferior a 200 cv –, o veículo, na versão Advantech, tem equipamentos que claramente o posicionam como um dos mais completos de sua categoria, ainda mais se aliar a opção da caixa automatizada, único nessa categoria.

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Na versão V-Tronic esse Volks possui um interessante câmbio ZF 6AS 1000 TO, de 6 velocidades. Interessante porque essa transmissão trabalha com o eixo traseiro smart ratio, sistema desenvolvido e patenteado  pela engenharia da fabricante no Brasil.

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Atrás da grade frontal repaginada do VW 17.190 há o conhecido motor MAN D08, de 4 cilindros. Vale observar que este é o único motor de 4 cilindros com transmissão inteligente. Esse propulsor de 4,6 litros desenvolve 186 cv a 2.400 rpm de potência e 71,4 mkgf de torque de 1.100 a 1.600 rpm.

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Esse veículo é direcionado às atividades urbanas e de curtas distâncias rodoviárias, até 300 km de distância. Graças ao PBT de 16 t, o modelo vai bem no transporte de carga seca, cargas compactadas, bebidas ou no transporte que utiliza implementos como baú de carga geral ou basculante.

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O ambiente interno possui boa circulação de ar, graças à escotilha e às várias saídas de ar do painel. A versão estendida possui poucos porta-objetos e eles são direcionados ao transporte menos volumoso, como documentos, por exemplo. Mas o porta-luvas tem bom espaço. Há também porta-copos em cada uma das portas.

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A versão avaliada foi a de série com teto baixo com cabine estendida, portanto, a mais solicitada para o perfil de operação, mas a MAN produz também a versão leito. Confira reportagem completa na edição 157 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.