O caminhão pesado FAW Jiefang J7 foi eleito “Caminhão do Ano 2019 (CToY China Truck Of The Year)” na China, a versão do “International Truck Of The Year”(IToY) naquele país realizado há mais de 40 anos na Europa e, que também, contará com uma versão latino-americano em 2019. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 16 de novembro por ocasião da International Veículos Motor Show.

Para a avaliação dos caminhões concorrentes, diversas atividades forma realizadas desde setembro. A organização ficou a cargo da editora da Revista de Veículos Comerciais chinesa, Zita Shao, e teve apoio do Comitê Europeu do IToY, representado pelo seu presidente, o jornalista Gianerico Griffini, e do Conselho para Promoção da Indústria Automotiva da China. O júri foi formado por jornalistas especializados na cobertura do setor de transporte terrestre do país e convidados de outros países.

O FAW Jeifang J7 foi reconhecido pela sua nova geração traz inovações antes presentes apenas em caminhões europeus, como suspensão com nivelamento para conforto na cabine, motor de 13 litros com 550 cv, transmissão ZF automatizada de 12 velocidades, sistemas de segurança semiautônomos de auxílio ao motorista, menor nível de ruído no interior da cabine (apenas 60 decibéis e até 4 dB a menos que os concorrentes), entre outras. Além das características técnicas, foi levado em consideração pelo júri a melhor experiência de condução em uma viagem com os concorrentes carregas e um percurso de 500 km.

Inovação e Excelência

O título de “Prêmio de Inovação”foi para o Hualing Xingma-Hanma H7. O modelo tem tido um crescimento significativo em vendas no mercado chinês e, mesmo não sendo um modelo topo de linha como J7, ele trouxe inovações de conforto e de tecnologia de para o segmento de maior volume para o qual foi desenhado.

O terceiro prêmio foi o de “Excelência”. O ganhador do título foi o Foton Auman EST, da Foton-Daimler, por trazer ao segmento mais alto de caminhões pesados chineses o que há de mais moderno da indústria alemã. Ele é resultado da joint-venture (50%/50%) entre a Daimler Trucks e a Foton. Este modelo já havia ganhado o CToY 2017. Ele é o modelo mais completo em tecnologia de caminhões semiautônomos naquele mercado, equipa com motor Cummins X12-460 (460 cv com opção de 510 cv), transmissão automatizada ZF, retarder, piso plano na cabine, suspensão pneumática, alerta para distância do veículo à frente, sistema autônomo de frenagem de emergência, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros equipamentos.

Para a escolhas dos vencedores é levado mais em consideração o que um modelo trouxe de inovação para a atual geração em relação ao ano anterior.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).