Em parceria com a VDL Groep (empresa do setor de tecnologia e eletrificação de veículos comerciais), a DAF Trucks lançou o CF elétrico. O modelo da gama, que entra em operação ainda este ano na Europa, terá tecnologia E-Power da VDL, que permite zero emissões de poluentes e baixo nível de ruídos.

O modelo eleito pela DAF é o CF na versão 4×2 desenvolvido para aplicações urbanas de até 40 toneladas, com implemento padrão do tipo semirreboque de eixo simples, que é equipado com motor elétrico que desenvolve potência de 285 cv. O motor funciona por meio de um conjunto de baterias de íon-lítio com capacidade total de corrente de 170kWh, o que garantirá ao veículo uma autonomia de operação até 100 km.

As baterias poderão ser recarregadas parcialmente por 30 minutos ou receber uma carga completa em até 90 minutos.

“A DAF foi uma das primeiras fabricantes a introduzir um caminhão de distribuição elétrica e híbrida na Europa, e continua a desenvolver conjuntos propulsores híbridos e elétricos. A medida que as cidades anunciarem sua intenção de exigir emissões zero de poluentes e ruído ultrabaixo, asseguraremos aos nossos clientes soluções ideais”, declarou Preston Feight, presidente da DAF Trucks.

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.