Cautelosa em cada passo e construída com alicerce sólido, a DAF Caminhões, do Grupo Paccar, vem conquistando transportadores por todo o país. O seu crescimento é limitado apenas pela capacidade de produção e a responsabilidade de não a ampliar sem a segurança de qualidade e de maiores sinalizações de um mercado mais estável. Sem negociar seus valores, a empresa tem o objetivo de chegar aos 10% do mercado de caminhões acima de 40 t de PBTC até o final do ano. E para comandar essa missão a partir de agora, a DAF conta com novo presidente no Brasil, Carlos Ayala.

Ele assume no lugar de Michael Kuester, que volta para a sede do Grupo Paccar, em Seatle, nos Estados Unidos, em posição junto ao alto escalão da companhia.

Carlos Ayala, presidente da DAF Caminhões. Foto: DAF

O mexicano e engenheiro mecânico Carlos Ayala está no Brasil desde janeiro deste ano, até então, na posição de vice-presidente de desenvolvimento de negócios. No grupo há 33 anos, o Ayala já ocupou diversos cargos, com destaque como diretor comercial da Kenworth México, entre outras.

Crescimento contínuo

Considerando apenas o mês de julho, quando a DAF emplacou mais caminhões desde 2014, a empresa obteve a participação de mercado 10,2%. Atualmente, a produção diária em Ponta Grossa (PR) está em torno de 15 caminhões dos modelos XF e CF. A empresa ainda um portfólio de veículos apenas para os segmentos de pesados rodoviários e, desde o final do ano passado, também para fora de estrada.

A inauguração da fábrica no Paraná foi em outubro de 2015 e as vendas iniciadas em 2014. Desde então, a marca cresce ano a ano mesmo diante a crise econômica e política do país, com números superiores a marcas com mais tempo de mercado. As vendas acumuladas nesse período já ultrapassam 3.500 caminhões. 

Vendas de janeiro a julho de 2018 no segmento de pesados

Marca

Unidades

Participação

DAF

1.112

6,51%

Ford

102

0,60%

International

1

0,01%

Iveco

609

3,56%

MAN

605

3,54%

Mercedes-Benz

4.842

28,34%

Scania

4.134

24,19%

Volkswagen

1.000

5,58%

Volvo

4.682

27,40%

Fonte: Anfavea e Fenabrave.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).