Daily 55C17 minibus

324

Daily 55C17

Daily 55C17

A família Iveco Daily Minibus para transporte de passageiros foi renovada em 2012 com a introdução das tecnologias para atender à legislação Proconve L6 (Euro 5) e, hoje, é o que há de mais eficiente no mercado quando a necessidade é conforto aliado com desempenho. A Daily é oferecida nas versões Turismo/Executivo 45S17 (para 15+1 passageiros), 55C17 (14+1 ou 18+1), e na Fretamento 45S17 (15+1) e 55C17 (18+1).

Para conhecermos o desempenho, fizemos uma viagem com a versão Executivo 55C17 14+1 (R$ 137 300, segundo tabela Fipe) entre São Paulo e o Rio de Janeiro pelas rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, com um total de 987 km rodados. O modelo estava equipado com confortáveis poltronas de couro e cortina.

Mas o que mais diferencia a Daily dos seus concorrentes é a agilidade propocionada pelo seu motor high-speed FPT F1C com turbo de duplo estágio e com 170 cv, o mais potente do segmento, e 40,78 kgfm de torque. Esse motor, aliado ao câmbio ZF 6S 420 de seis velocidades, garante à Daily uma agilidade de um automóvel, lógico, respeitando as suas dimensões de 7,01 m de comprimento. Porém, por questões de segurança, a velocidade final da Daily estava limitada a 130 km/h (com o giro do motor no final da faixa verde, pouco abaixo de 3 000 rpm). Na Europa, as locadoras constumam limitar a velocidade de suas vans em 110 km/h, isso para rodar em estradas com limite de velocidade de 130 km/h.

Em termos de consumo, submetemos a Daily em três situações diferentes, sempre com a sua capacidade de passageiros em torno de 50%. Mas vale ressaltar que um passageiro a mais ou a menos para uma van que tem capacidade de 5 300 kg de PBT não faz muita diferença. No trânsito pesado de São Paulo, a média ficou em 6,5 km/l. Na rodovia, dirigindo sempre em busca do melhor consumo possível, a média foi 10,3 km/l. Na terceira situação, que é a busca da melhor performance sem preocupação com consumo, a média caiu para 7,5 km/l.

A Daily é a única van montada sob chassi (as outras são monoblocos), o que oferece bastante rigidez ao conjunto, transmitindo bastante sensação de segurança. Na viagem de retorno, pela Rodovia Carvalho Pinto, fortes ventos laterais provocavam uma leve instabilidade na direção em razão da grande área lateral, mas nada difícil de controlar. Mas, na Europa, já há vans com tecnologias para neutralizar a ação dos ventos. Aliás, mesmo a Daily passando a sensação de segurança, o único opcional de segurança são os freios ABS. Quem sabe a Iveco libere para a Daily a ampla lista de equipamentos de segurança disponíveis em alguns concorrentes, como controle de estabilidade, prevenção de colisão, câmera de ré, sensor de ponto cego, entre outros.

A Daily vem de fábrica com ar-condicionado duplo, rádio com CD Player (mas sem conexão Bluetooth e USB), computador de bordo e piloto automático.