Iveco lança novo Daily City 30S13 para ser mais competitiva no segmento de 3.500 kg de PBT. O modelo chega nas configurações furgão e chassi cabine, este classificada pelo Código Brasileiro de Trânsito como camionete, traz benefícios para circulação ao poder ser conduzido com CNH categoria B e maior liberdade de circulação em cidades com restrições aos caminhões.

A Iveco já possui o Daily 35S14, porém, um veículo mais robusto, por isso mais pesado e mais caro. O novo chega para atender aos transportadores e empreendedores que geralmente não vão ultrapassar o limite de carga homologado — 3.500 kg de PBT, 1.800 kg de carga sem o implemento, ou 1.137 kg de carga útil caso seja equipado um baú de 663 kg. Quando mais leve for o baú, maior a carga líquida. Mas o baú de 663 kg, com 3.900 mm de comprimento, 2.200 mm de largura e 2.200 mm de altura é o padrão para o Daily, nos informa Luiz Carlos Cunha Júnior, diretor comercial da Truckvan. No modelo furgão, o PBT também é de 3.500 kg e a capacidade de carga útil é de 1.250 kg.

Segundo Ricardo Barion, diretor de vendas da Iveco no Brasil e de marketing para América Latina, o Daily City não é uma adaptação do Daily 35S14. Tirando a cabine, tudo é novo: suspensão, motor, chassi, transmissão e eixo traseiro. Todo o trabalho foi feito para deixa-lo mais leve e mais fácil de conduzir nos centros urbanos, mesmo por motoristas menos experientes.

A suspensão dianteira é independente com mola transversal para conferir maior conforto, menor raio de giro e, conseguemente, maior facilidade nas manobras. A suspensão traseira é com molas parabólicas, padrão no segmento.

O motor é o FPT F1A de 2,3 litros, 130 cv de potência e 32,6 mkgf de torque e com tecnologia EGR de pós-tratamento dos gases, que dispensa a utilização do Arla 32. O câmbio é ZF de 6 velocidades com a alavanca no painel. O interessante nesta aplicação é que as marchas 5ª e 6ª são overdrive, o ajuda na economia de combustível em caso de viagem.

Preços

O preço do Daily City parte de R$ 108 mil e o furgão de R$ 128 mil, mais em conta do que o 35S14 comercializado por R$ 117.746 na configuração chassi cabine e por R$ 132.554, no furgão, conforme pesquisa da Fipe.

Leia mais sobre a entrada da Iveco neste segmento que concorre diretamente com a linha Fiat Ducato.

A edição de 174 da TRANSPORTE MUNDIAL vai trazer um especial de veículos chassi cabine para aplicação na logística urbana, o Daily City em mais detalhes, os diferenciais de todos os modelos concorrentes e entrevistas sobre o perfil do segmento e oportunidades no e-commerce.

 

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Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).