Lançado em 1978, o Daily é um dos veículos que deu popularidade à marca na Itália e nos mercados por onde passou, não só por ser um veículo leve de carga ajustado às demandas das cidades como também por ter evoluído ao longo dos anos para atender às mudanças e às necessidades dos clientes.

Destaque para a introdução do avançado Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP) e pelo fato de ele ser um veículo sustentável graças ao conceito Blue Power, ou seja, atende aos mais rigorosos regulamentos ambientais, tanto que foi premiado com o título de “International Van of the Year 2018”.

Nessa trajetória de quatro décadas são mais de 3 milhões de veículos Daily fabricados em três continentes, que estão nas ruas de 110 países – o que comprova a popularidade e a capacidade de adaptação da gama para atender às demandas dos clientes.

Hoje, a Daily é um veículo de vanguarda do setor, com sucesso construído sobre pontos fortes que formam seu DNA – que começa com sua estrutura de chassi única, que lhe confere robustez e versatilidade, características pelas quais é conhecido.

Sua estrutura de suporte de carga, com aço especial em forma de “C” foi desenvolvida para os fabricantes de carroceria poderem adaptar os mais diversos tipos de implemento – inclusive veículos especiais como motorhomes, caminhões basculantes, guindastes, reboques, caminhões de serviços públicos e ambulâncias. Além disso, ganhou reconhecimento por suas características únicas, como tração nas rodas traseiras e a versão 4×4.

Vale destacar que a Daily oferece a mais ampla linha do setor, variando de 3,3 a 7,2 t de PBT, e de 7,3 m³ a 19,6 m³ de volume de carga.

Confira seus 40 anos de história

1978: a primeira Daily é uma van de 17 metros cúbicos com 210 cm de altura interna, o primeiro da indústria, movido por um motor diesel de 2,5 litros.

1984: a família é expandida com a chegada do primeiro Daily 4×4.

1985: a TurboDaily é o primeiro veículo comercial leve a introduzir a tecnologia turbodiesel.

1992: a primeira unidade sai da linha de montagem da fábrica de Valladolid, na Espanha.

1996: a oferta da Daily é ampliada, agora com opção de dois motores: o turbodiesel de 2,5 litros e um novo e mais potente motor de 2,8 litros.

1998: a ECODaily é o primeiro veículo comercial leve movido por motor CNG (gás natural comprimido).

1999: a segunda geração da Daily chega ao mercado e é imediatamente coroada com o prêmio “Van of the Year 2000”— é o primeiro veículo do setor a introduzir a tecnologia Common Rail.

2000: a produção tem início no Brasil, além da fábrica em Suzzara (Itália).

2004: a família Daily é ampliada novamente, com uma oferta mais poderosa com um motor turbodiesel de três litros atingindo até 176 cv. No mesmo ano, a produção do Daily começa também na China.

2006: Novo design e introdução do ESP (Programa de Estabilidade Eletrônica), que regula o manuseio do veículo durante a direção e a frenagem.

2009: a ampla linha é ampliada e passa a incluir uma versão de 7 toneladas.

Também em 2009, é lançado a inovadora Daily Electric.

2010: a Daily atinge a marca de 2 milhões de unidades vendidas no mundo.

2014: a terceira geração da Daily é lançada e imediatamente premiada com o “Van of the Year 2015”. Sua ampla linha inclui o Daily Hi-Matic com transmissão automática de oito velocidades.

2016: a Daily Euro 6 pega carona nesse sucesso e aumenta ainda mais o nível de desempenho com recursos como o sistema inteligente EcoSwitch PRO, que reduz automaticamente o torque quando necessário sem intervenção do motorista, reduzindo o consumo de combustível sem comprometer a produtividade.

2017: a família sustentável Daily Blue Power entra no mercado com a oferta exclusiva de três tecnologias — elétrica, gás natural e diesel— que atende às normas de Emissões Reais de Condução de 2020 com três anos de antecedência. Por esse feito ela recebe o prêmio “Van of the Year 2018”. 

 

 

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.