A Freightliner, empresa do Grupo Daimler, lançou, nos Estados Unidos, o eCascadia, um caminhão elétrico do segmento pesado para operações rodoviárias de longas distâncias. Ainda no evento, foi anunciada a criação da unidade global de trens de força elétricos para veículos comerciais, o EMG (E-Mobility Group).

 20180608 ed2edd4ac1d6408b8b359e1ce756a1ab caminhoes eletricos 2

Segundo a DTNA (Daimler Trucks North America), a ideia é ter uma frota de 30 caminhões elétricos rodando ainda este ano no país. Outra meta é aproveitar a experiência com os elétricos FUSO eCanter e Mercedes-Benz eActros para definir o emprego dos elétricos futuramente.

“Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga”, afirma Martin Daum, membro do Board do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses. 

eCascadia para o NAFTA

Baseado no Cascadia convencional, o eCascadia é voltado ao mercado do NAFTA, acordo de livre comércio entre Canadá, México e Estados Unidos. O caminhão conta com motor de 730 cv. As baterias de 550 kWh fornecem autonomia de até 400 km, sendo que o tempo de recarga (de aproximadamente 80% da carga) leva 90 minutos.

20180608 aa51d20e1fe24491b44bb78807b2e7c1 caminhoes eletricos 1

Concorrência à vista

Recentemente o CEO do Grupo Daimler, Martin Daum, se mostrou preocupado com o eventual sucesso do caminhão elétrico em desenvolvimento da Tesla. Na ocasião, o executivo afirmou que, em caso de sucesso da Tesla, o Grupo Daimler terá falhado por completo.

Vale lembrar também que mais duas iniciativas de caminhões elétricos estão próximos a se tornar realidade: ET-One, da Thor Trucks, caminhão elétrico que terá opções de potência entre 304 cv e 709 cv, e o Nikola One, que conta com seis motores elétricos nas rodas e que, juntos, entregarão mais de 2.000 cv de potência ao modelo.