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Não obedecer o correto intervalo de troca de óleo pode compremeter o desempenho e a vida útil do seu motor. Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas esquecem disso. E quem faz o alerta é Gilson Barbosa, gerente de serviços da Divena Caminhões e explica: “há outros fatores que podem comprometer a viscosidade dos lubrificantes, o que resulta em desgaste de peças, comprometendo a durabilidade e o desempenho dos motores, principalmente os movidos a diesel. Sob algumas condições severas de aplicação torna-se necessário realizar trocas de óleo antes do prazo convencional.” Deve se entender como aplicação severa também o anda e para nos conquestionamentos das grandes cidades ou caminhões que fazem percursos muito curtos.

Segundo o gerente, um dos fatores que comprometem a vida útil do óleo e que demandam intervalos menores de troca é o óleo diesel de baixa qualidade, por conta dos elevados níveis de enxofre que contém. “Em contato com a água, o enxofre gera ácido sulfúrico, que acabará por corroer partes importantes do motor”, diz Barbosa.

Ainda que o consumidor fique atento à qualidade do combustível, é necessário estar de olho no prazo informado pela fabricante: “O óleo lubrificante evita contato entre suas partes metálicas do motor e reduz desgaste. Elevar o período de intervalo de troca além das recomendações do fabricante expõe o motor a um óleo que perdeu suas propriedades e que não protege as peças do atrito, reduzindo a vida útil e o desempenho e aumento do consumo de combustível”, informa Barbosa.

TIPOS DE ÓLEO LUBRIFICANTE:

De modo geral, os óleos lubrificantes são separados de acordo com a sua viscosidade (W). Quanto maior o número na frente da letra W, maior a sua viscosidade. Há quatro categorias:

– Óleo Monograu: é o óleo lubrificante mineral com viscosidade única. Há, entre outros, os de 20W e de 40W que, independente da temperatura do motor, manterão sua viscosidade.

– Óleo Multigrau/Multiviscoso: é um óleo lubrificante mineral com viscosidade variável. O 20W40, por exemplo, mantém seu desempenho em baixa temperatura, como um óleo 20W, que reduz o desgaste na partida do motor e funcionamento ainda frio, e também em alta temperatura, com desempenho de um óleo SAE 40.

– Óleo Semi-sintético: obtido a partir da mistura de óleo lubrificante mineral e óleo sintético. Também garante a lubrificação tanto em baixa temperatura quanto em alta, como o 15W40.

– Óleo Sintético: produzido a partir de reações químicas de polimerização de insumos da indústria petroquímica com o objetivo de terem menor viscosidade, como 5W30. Comporta-se da mesma forma quando expostos a variações maiores de temperatura que as exemplificadas acima.