Diesel HVO para a Volvo

357


Após extensos testes de campo, a Volvo Trucks aprovou e certificou para uso em seus caminhões, com tecnologia Euro 5, o diesel sintético feito a partir de óleos vegetais hidrotratados, o HVO. Os testes para certificação em motores Euro 6 ainda estão sendo realizados.  

O HVO é um diesel renovável capaz de reduzir as emissões de CO2 entre 30% e 90%. Em 2013, a Volvo Trucks começou um teste de campo em conjunto com Renova, DHL Freight e OKQ8 para ver como o uso de 100% HVO (Hidrottratado com óleos vegetais) afetariam o desempenho e os componentes do motor. Foram feitos testes de campo com seis caminhões Euro 5 totalizando aproximadamente um milhão de quilômetros rodados em dois anos.

“Os testes de campo mostraram que o HVO funciona muito bem em nossos motores e pode ser usado sob as mesmas condições que o diesel comum. Também é possível misturar livremente diesel e HVO”, diz Tobias Bergman, gerente de produto para combustíveis alternativos e híbridos na Volvo Trucks.

Em setembro próximo, haverá uma certificação global (WVTA) de HVO nos motores D5 e D8 para Euro 6 que equipam os modelos FE e FL. Em paralelo, o trabalho está em andamento para certificar os motores D11, D13 e D16 da série FM, FH e FMX.

“O combustível é adequado para todos os clientes que querem reduzir suas emissões de CO2 e não vemos restrições quanto ao tipo de transporte. Combinando HVO com as baixas emissões de nossos motores Euro 6 resultará num impacto ambiental positivo”, completa Bergman.

O HVO é produzido a partir de matérias-primas renováveis, tais como gorduras vegetais e animais, a partir de óleo de colza ou de resíduos de matadouros, por exemplo. O combustível pode ser distribuído através de depósitos diesel existentes e usa o mesmo tipo de tanques e bombas do diesel convencional.