No ano em que a Sprinter completa 20 anos desde sua chegada ao Brasil, em 1997, a Mercedes-Benz faz uma projeção bastante positiva de crescimento para o segmento mesmo diante do cenário de crise econômica.

Nova Sprinter Chassi bebida 2

Para as categorias de vans de passageiros e furgões de carga, a empresa espera crescer de 5% a 10%. Mas a grande aposta está no segmento de chassi cabine: de 10% a 15%. O histórico de crescimento pela versão sustenta a tese sobre a maior preferência por chassi cabine, que pulou da participação de 9% (em 2011) para 24% (em 2016).

A diversidade de aplicações e implementação justifica o sucesso do chassi cabine. Segundo Werner Schaal, gerente sênior de marketing e vendas vans da Mercedes-Benz do Brasil, a empresa está aumentando a parceria com implementadores, visando criar novas soluções para diversas demandas, principalmente para as do e-commerce, do qual a montadora espera o maior crescimento.

Mas o comercial leve chassi cabine vem sendo demandado também por outras aplicações, como produtos de supermercado, hortifrúti, bebidas, congelados, food trucks, autossocorro, unidades móveis e cesto elevatório para aeroportos e manutenção de redes elétricas.
No momento, são cinco marcas que oferecem esse tipo de veículo: Mercedes-Benz, Iveco, Hyundai, Kia e Renault.

SprinterFurgã415

A Mercedes-Benz oferece três versões: 313 CDI com PTB de 3.500 kg e rodado simples; a 415 CDI com PBT de 3.880 kg, também rodado simples; e a 515 CDI com PBT de 5.000 kg e rodado duplo.

A Iveco conta com quatro versões: o Daily 34S14 com PBT de 3.500 kg e rodado simples; o Daily 40S14 com PBT de 3.850 kg, também rodado simples; o Daily 55C17 com PBT de 5.300 kg e rodado duplo e o Daily 70C17 com PBT e também rodado duplo.

A opção da Hyundai é o HR, com PBT de 3.400 kg e rodado simples; o Kia Bongo tem PBT de 3.392 kg, também rodado simples e, por fim, o Renault Master tem PBT de 3.500 kg e rodado simples.

Sprinterr515

Duas décadas e 125 mil unidades

Toda a gama Sprinter apresenta cerca de 60 configurações possíveis, considerando vans, furgões e chassi cabine e suas variações de motor, entre-eixos e altura interna. Desde o lançamento, em 1997, a Mercedes-Benz já comercializou mais de 125 mil unidades e cerca de 3 milhões no mundo todo. O Brasil é o quinto maior mercado da Sprinter e para atender a região América do Sul, o modelo é fabricado na Argentina.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).