E se eles sumirem?

58

Paula Toco

Paula Toco

Tudo o que consumimos já passou por um caminhão, já imaginou como ficaríamos sem eles? Imaginem se tivemos que ir atrás de cada alimento que gostamos e consumimos, para poder desfrutar dele.

É para trazer e levar tudo que usamos no dia a dia que trabalham os caminhoneiros. Essa profissão, que antes era passada de pai para filho, hoje enfrenta uma grande falta de mão de obra. Por quê? Embarque na boleia de um caminhão, pegue a estrada, conheça a rotina, os perigos, as alegrias e as condições que afastam novos e antigos profissionais dessa atividade.

Entre um buraco na via e uma caixinha para o guarda, a jornalista descreve, de maneira descontraída, as longas esperas para carregar e descarregar, o descaso de muitos prestadores de serviços, as belezas do caminho, as noites dormidas na cabine, a dificuldade de encontrar alimentação e banheiros em alguns pátios de empresas, as comidas típicas de cidadezinhas no interior do Nordeste e tantas outras situações pelas quais caminhoneiros passam todos os dias e que, muitas vezes, fazem com que eles desistam da profissão ou façam de tudo para que seus filhos não sigam seus passos.

O livro será lançado no dia 13 de agosto às 18:30 hs, na livraria Martins Fontes – av. Paulista, 509.