Há pouco mais de 70 anos nascia a Enasa Pegaso, maior fabricante de caminhões espanhol. A Enasa (Empresa Nacional de Autocaminhões) foi criada em 1946 pelo INI (Instituto Nacional da Indústria) sobre as bases, instalações e projetos da Hispano Suiza, companhia que nasceu em 1904 e única sobrevivente do setor automotivo após a Guerra Civil na região.

Pegaso IIO primeiro caminhão produzido com motor movido a gasolina recebeu o nome de Pegaso I. Anos mais tarde era lançado o Pegaso II, primeiro modelo fabricado com motor diesel.

Contudo, o grande salto tecnológico da marca aconteceu com a chegada do Z-207 – um caminhão de alumínio com motor V6 e com suspensão dianteira independente, novidade para os padrões da época.

Pegaso CometEm 1961, o modelo foi substituído pelo Pegaso Comet, um caminhão que atraiu o mercado pelo preço mais competitivo e por ter sido desenvolvido em colaboração com a Leyland.

Pegaso Troner

Já nos anos 1990, a Iveco e o governo espanhol chegaram a um acordo para a integração da ENASA no grupo italiano, que desde 1975 já detinha a Magirus, Unic, OM e as divisões de caminhões Fiat e Lancia. E sob essa tutela, foi lançado o Pegaso Troner, espécime que foi produzido até 1993.

pegasotroner capaHoje a moderna fábrica espanhola produz os pesados ​​Iveco Stralis e Trakker Iveco. Todos os caminhões da Enasa renderam boa fama à marca e até hoje os clássicos da Pegaso são vistos pelas ruas da Europa.