A IAA (Salão de Hannover) ocorre em anos pares, portanto, não terá este ano. Assim, a Comtrans está sendo considerada a maior feira de veículos comerciais em toda a Europa (Ocidental, Oriental e do Leste) e ocorrerá entre os dias 5 e 9 de setembro, em Moscou. O mercado russo vive situações muito semelhantes como às brasileiras, então confira a entrevista com Sergey Alexandrov, gerente geral da empresa promotora da feira, a ITMF Expo, que fala do mercado e do que esperar do evento:

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Sergey Alexsandrov destaca a importância das relações pessoas em eventos como a Comtrans

O mercado de veículos comerciais na Rússia enfrentou uma intensa pressão nos últimos anos. Qual é a situação hoje e como isso afeta a exposição Comtrans?

Alexandrov: A partir do início de 2017, existem 8,09 milhões de veículos comerciais registrados na Rússia. Desde 2009, o número aumentou mais de 13%, ou seja, em quase 1 milhão de veículos. Em relação à “idade” desses veículos: sabemos que mais de 50% deles foram produzidos até 2002 – assim, um em cada dois veículos comerciais na Rússia tem mais de 15 anos. Um fato importante – mais de 70% de todos os veículos comerciais na Rússia são marcas nacionais. Os 8 milhões de veículos comerciais consistem em cerca de 50% de leves, cerca de 45% dos caminhões pesados e cerca de 5% de ônibus. Após o pico histórico de novas vendas de veículos comerciais registrados em 2012, o mercado sofreu uma queda dramática nos anos subsequentes, atingindo a linha de fundo em 2015, que foi tão baixo quanto em 2009. A recuperação gradual da economia e a demanda diferida desde 2015 trouxeram valores muito promissores de crescimento de 40% no mercado de veículos comerciais no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta tendência ascendente também se reflete na Comtrans 2017. Em comparação com 2015 as empresas expandiram seus estandes de exposições. Essa tendência é simples de explicar: o renascimento do mercado inevitavelmente leva ao aumento da concorrência. Além disso, as empresas que perderam a exposição em 2015, como os veículos comerciais Volkswagen, DAF e Hyundai Truck & Bus, estão retornando ao Comtrans este ano.

Quais são as previsões de médio e longo prazo para o mercado russo, em relação aos caminhões leves, médios e pesados?

Alexandrov: quase todas as análises e nossos parceiros compartilham previsões positivas nos próximos três anos. A maior parte disso é baseada nas expectativas de recuperação da economia, juntamente com a renovação da frota, preparação para grandes eventos esportivos (por exemplo, Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia) e programas de apoio à compra pelo Estado. A previsão de consenso é de cerca de 20% de crescimento para leves, crescimento de 40% para caminhões pesados e 30% para segmento de ônibus.

Como é o setor de serviços em torno dos veículos comerciais que se desenvolvem na Rússia, com ênfase em palavras-chave como gerenciamento de frotas, telemática, contratos de manutenção e manutenção, treinamento de condutores etc.?

Alexandrov: mercado de veículos comerciais está em uma grande fase de transformação. O serviço será um importante fator de desenvolvimento na indústria, influenciado também pelo aumento da demanda dos clientes, maior concorrência na logística de carga e passageiros. Todos os fabricantes de veículos comerciais estarão concorrendo nos próximos anos para fornecer soluções ainda melhores para todas as partes envolvidas: sejam motoristas, operadores de frotas ou clientes finais. Definitivamente, veremos mais soluções orientadas para a internet tanto para os clientes – tipo de agregadores “Uber” para o transporte de carga – e operadores de frotas para aumentar o desempenho geral e eficiência. A Rússia, devido à sua estrutura geográfica, certamente será um ótimo mercado para as tecnologias novas e inteligentes.

Como este desenvolvimento se reflete no Comtrans?

Alexandrov: O vento de frente do mercado de veículos comerciais diminuiu com a linha de fundo em 2015-2016 (mostrando resultados 40-60% abaixo de 2012) foi extremamente forte quando nossa equipe estava trabalhando nesta feira este ano. Foi muito devido às relações de confiança com os principais fabricantes do mercado, como o Kamaz, o Gaz Group e os principais produtores internacionais, o que nos deu a chance de ter o Comtrans 2017 um sucesso.

Como mencionado acima, há tantas novas tendências e desenvolvimentos tecnológicos recentes que são de grande interesse para os profissionais, de modo que lançamos este ano, pela primeira vez, uma conferência emblemática – Moscow Commercial Vehicle Summit – que eu certamente me tornei uma plataforma reconhecida para troca de ideias e apresentação de estratégias entre decisores e líderes de opinião.

A Comtrans foi criada em 2000. No entanto, este ano, pela primeira vez, a ITEMF Expo, uma joint venture da ITE Group (Grã-Bretanha) e da Messe Frankfurt GmbH (Alemanha), organiza a feira. O que você mudou? O que há de novo?

Alexandrov: é um fato que a Comtrans já é uma marca bem conhecida não só na Rússia, mas também no exterior. Portanto, meus colegas e eu tentamos preservar todas as realizações, que foram feitas ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, tentamos trazer algo novo. No entanto, expandir a área de exposição não é um fim em si, critérios igualmente importantes para o sucesso da exposição é a satisfação do cliente. É por isso que a ITEMF Expo sempre presta grande atenção ao desenvolvimento do serviço adicional oferecido aos expositores, desde as questões de suporte técnico no local até a cooperação com empresas após a exibição. Em particular, nos referimos a um programa de negócios dentro do qual, além do dia da imprensa pela primeira vez em 2017, planejamos realizar uma cúpula sobre questões atuais do desenvolvimento do setor de veículos comerciais, como já mencionei. Por último, mas não menos importante, um dos fatores que contribuem para o sucesso da Comtrans é o concurso “O melhor veículo comercial do ano na Rússia”, com a cerimônia de premiação oficial para os vencedores, tradicionalmente realizada no âmbito das exposições Comtrans. Nós continuaremos a apoiar o concurso, pois não há nada desse tipo no mercado.

Com expositores de 12 países, o Comtrans é um show internacional. Além da Rússia, quais países estão mais representados?

Alexandrov: Em 2017, a Comtrans será o principal show de veículos comerciais não só na Rússia e na CEI, mas também na Europa. Tradicionalmente as empresas da Turquia, a Europa – em primeiro lugar, a Alemanha com o pavilhão alemão oficial este ano – estão bem representadas. Expositores da Ásia se concentrarão não apenas em veículos, mas também em peças e soluções para o mercado de veículos comerciais.

COMTRANS 7Quais novidades e inovações os visitantes do Comtrans 2017 esperam?

Alexandrov: Muitas vezes, as empresas preferem manter um véu de segredo antes do evento sobre novidades e inovações que apresentarão na feira. O que já sabemos hoje é que os principais fabricantes russos (Kamaz, Grupo Gaz e Autovaz) definitivamente apresentarão alguns novos modelos que chegam ao mercado e também alguns veículos elétricos. Scania, MAN e Isuzu terão novidades para o mercado russo também.

Com todas as novas tecnologias, internet e possibilidades mundiais de comunicação, você não acha que as exposições em seu formato tradicional atual ficam desatualizadas?

Alexandrov: A realização de exposições é um dos canais para a venda e promoção de produtos. Claro, o nosso mundo está mudando, e as novas tecnologias são introduzidas a uma taxa crescente também no negócio da exposição. Em particular, refere-se a tecnologias interativas que transformam a comunicação do mundo real em uma virtual. Este processo certamente continua no futuro próximo. Ao mesmo tempo, o contato direto e imediato entre as pessoas ainda é o canal mais importante, já que somos todos seres sociais. Na minha opinião, não há nenhuma tecnologia avançada que possa substituir a comunicação da vida real entre pessoas. É uma exposição que oferece a oportunidade de se familiarizar pessoalmente com todos os novos produtos do mercado em um local e ter uma ideia das atuais tendências do mercado. Lá você pode tocar os produtos com as mãos, obter informações detalhadas sobre o produto, conhecer líderes de opinião e ter novas inspirações. Portanto, as exposições sempre terão uma vantagem inegável: a oportunidade de uma comunicação direta, máxima e rápida entre os vendedores e seus clientes em questões que às vezes levariam semanas ou mesmo meses a serem resolvidos.

Sergey Alexandrov (36) é gerente geral da ITEMF Expo (desde 2015). Antes, trabalhou como Diretor Executivo da Messe Frankfurt RUS Ltd. Alexandrov é formado pela Universidade Estadual Demidov Yaroslavl, Faculdade de Economia.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).