Especial Hannover – Parte 4

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Imagine a tensão de manobrar um veículo biarticulado em pátios cujos espaços são divididos com inúmeros caminhões de mesma dimensão? Se depender da ZF, gigante sistemista da indústria automotiva, essa situação está com os dias contados.
Manobras realizadas por tablets
A empresa mostrou no IAA que é possível manobrar um conjunto de cavalo mecânico e bitrem de 25 metros de comprimento carregado com 40 t de carga apenas ao toque do dedo no tablet. O que parece brincadeira de gente grande chama-se Innovation Truck e foi possível graças às combinações de sistemas desenvolvidos pela engenharia da empresa alemã.

Para o acionamento, aplica-se a nova caixa automatizada TraXon na versão híbrida que possui motor elétrico integrado na carcaça da embreagem capaz de desenvolver 161 cv de potência e 102 mkgf de torque. Complementa tudo isso a embreagem seca instalada no módulo híbrido, o que permite fazer manobras sem poluir.  Há também o sistema de direção com sobreposição de torque ZF Servotwin que vem de série com um motor elétrico e uma bomba hidráulica que é acionada pelo motor de combustão gerando a potência principal – configuração que possibilita realizar manobras autônomas sem a intervenção do motorista no volante.

Completa a inovação a plataforma telemática Openmatics que desempenha a função por meio de uma unidade de conectividade e sensores, a qual detecta os ângulos do conjunto e do motorista que manuseia o tablet. Para tal, são utilizados chips sem fio wireless com alcance de 25 metros. No Innovation Truck, esses chips estão localizados na parte traseira da cabine e em cada canto do bitrem.

Para Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, o Innovation Truck pode se tornar uma importante ferramenta para as empresas de logística, uma vez que poupa tempo e evita danos, como colisões e estresse ao motorista. A boa notícia, segundo Bricio, é que a tecnologia está perto de se tornar realidade, tanto é que já há montadoras negociando com a ZF para oferecê-la em seus pacotes.

Na prática o caminhão do Innovation Truck tem velocidade limitada: para frente é conduzindo a velocidade entre 1 e 4 km/h e para trás entre 0,5 e 2 km/h.

TraXon em breve no Brasil

O IAA serviu de palco para apresentar os novos produtos da ZF. E a transmissão TraXon, que equipa o Innovation Truck foi uma delas.

Produzida em carcaça de alumínio, a TraXon é 100 kg mais leve do que uma caixa de aço. Outra vantagem da transmissão, que chega à Europa no ano que vem e ao Brasil, em 2017, é ser capaz de efetuar mudanças de marchas sem a interrupção da força de tração nas três marchas mais altas – adequadas em caminhões com eixos traseiros longos.

Sua modularidade é um diferencial, já que é possível acoplar módulos inteligentes, de acordo com a operação do cliente.
Com opções de 12 ou 16 velocidades, a TraXon possui maior escalonamento de marcha. Ela pode usar embreagem simples ou dupla e receber conversor de torque para veículos fora de estrada ou módulo híbrido, que combina o motor diesel com propulsão elétrica de 160 cavalos – solução que já está em teste na Europa.

“Para o Brasil, vamos trazer os módulos que os clientes pedirem”, ressalta Bricio.