Especial pneus comerciais novos (parte 1)

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Autor das imagens: Divulgação

O futuro da indústria de pneumáticos, segundo as fabricantes do setor, é acompanhar o debate global sobre eficiência, uso, sustentabilidade e encaminhamento de seus produtos. Isso significa que é cada vez maior a preocupação não apenas com as vendas, mas também com o emprego e destino final dos pneus por elas produzidos.

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Diante de tantos desafios, nem mesmo as seguidas quedas nas vendas parecem diminuir as apostas das fabricantes no mercado brasileiro. Somente entre os meses de agosto e setembro, as marcas Bridgestone, Firestone, Goodyear e Pirelli lançaram novidades em seu portfólio de pneus para veículos comerciais (ônibus, caminhão e comerciais leves), o que reforça a aposta delas em um mercado em crise, porém com potencial e competitivo, como o brasileiro.

BRIDGESTONE

Com uma abordagem mais ecológica, a linha Ecopia passa a contar com duas novidades no portfólio Bridgestone: R268, que pode ser empregado em ônibus e caminhões rodoviários, e M792, de uso exclusivo em caminhões; ambos na medida 295/80 R22.5.

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O tão mencionado apelo ecológico, segundo a marca, deve-se ao projeto dos pneus, que emprega materiais para minimizar a resistência ao rolamento, aumentar a eficiência energética e contribuir na diminuição de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.

Com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o R268 Ecopia (para aplicação nos eixos direcionais ou de tração) atingiu a nota C no quesito RRC (Resistência ao Rolamento); B em tração no molhado e 74 dB em ruído. Voltado a posições trativas, o M792 obteve a nota D no RRC, D em tração no molhado e 75 dB em ruído. De acordo com a marca, a linha Ecopia representa uma eficiência de até 2% se comparada a sua gama standard. Para justificar a afirmação, a marca realizou algumas simulações entre seus produtos.

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Em uma frota composta por 100 veículos 4×2 (com seis pneus da Linha Ecopia), por exemplo, em um ano, a economia será de 90 pneus e cerca de 44,2 mil litros de diesel. Outro foco da linha Ecopia é o mercado de recapagens, que crescerá em 2016 e 2017 algo entre 1,5% e 2%.

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FIRESTONE

Linha de apelo mais popular da Bridgestone, a Firestone também apresentou uma novidade, o CV 5000, voltado a veículos comerciais leves. O novo pneu conta com tecnologia de desgaste uniforme na banda de rodagem e o formato dos sulcos e ranhuras proporcionam maior segurança contra hidroplanagens em pisos molhados. O CV 500 está disponível na medida 185R14C 102/100R.