Especial Salão de Hannover – Parte 1

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MAN

MAN

O IAA, salão de veículos comerciais que acontece em Hannover, Alemanha, este ano foi marcado pela inteligência embarcada. As fabricantes mostraram novidades que poderão ser comuns em pouco tempo.

A Mercedes-Benz apresentou o seu Future Truck 2025, contudo, com tecnologias que podem se tornar realidade em menos de cinco anos. O veículo é um estudo sobre o que a Mercedes acredita que poderá ser o transporte rodoviário, com caminhões que podem ser conduzidos em regime autônomo, capazes de aumentar a eficiência do transporte e da segurança no trânsito.
Future Truck
Nesse estudo a marca da estrela também propõe um desenho ousado, porém aerodinâmico, que dispensa o uso de faróis e lanternas da forma convencional substituídos por de luzes de LED na parte frontal da cabine. Obviamente, esse desenho não contemplaria um motor a combustão, já que a cabine não traz as grades frontais, o que impede a circulação de ar – o que indica que o futuro reserva tecnologias alternativas ao diesel como algo mandatório.

A ZF também mostrou sua tecnologia a favor da mobilidade autônoma por meio do Innovation Truck – tecnologia que permite manobrar um conjunto de 25 metros em pátios graças à conexão inteligente entre a transmissão automatizada TraXon Hybrid, direção elétrica e a telemática – tornando possível conduzir o veículo usando um tablet.
E, ao contrário do que a Mercedes mostra para 2025, o sistema da ZF já está sendo negociado com algumas montadoras, ainda não reveladas. O que possivelmente, em breve, poderá ser um pacote opcional na compra de um caminhão.

Mercado interno

Muitas das novidades do IAA vão desembarcar no Brasil em breve. A própria Mercedes foi portadora de boas notícias. A marca da estrela trará seu comercial leve Vito, um veículo com menor capacidade de carga em relação à do Sprinter, será produzido na planta da Argentina e, com isso, simultaneamente a produção prevista para 2016, o modelo começará a ser comercializado no Brasil.

A ZF vai produzir a As-Tronic no Brasil a partir do próximo ano, e a novidade TraXon em 2017 – esta uma caixa automatizada que chega à Europa para substituir a As-Tronic.
Wilson Bricio, presidente da ZF para a América do Sul, explica que no Brasil a As-Tronic continuará a ser vendida e que a partir de janeiro de 2015 ela será nacionalizada com cerca de 30% de conteúdo local. Segundo o executivo, ela será tratada como uma versão intermediária da TraXon cuja a produção no mercado interno deve começar com cerca de 70% de componentes nacionais.

O IAA em números

O IAA foi palco de 322 estreias mundiais, entre caminhões, ônibus, comerciais leves, implementos e componentes. Segundo Matthias Wissmann, presidente da associação alemã da indústria automotiva, o número de expositores subiu 9%, totalizando 2 066 expositores de 45 países. “O IAA é mais internacional do que nunca. A proporção de expositores internacionais, 1 216 atingiu um recorde de 59%. O maior número de expositores estrangeiros vem da China.”

Mas o Brasil foi representado no estande da MAN destacando os produtos da divisão Latin America, com os modelos Volkswagen, como o Constellation 24.280 8×2, que traz a transmissão V-Tronic com a exclusiva tecnologia Smart Ratio (patenteada pela engenharia da marca no Brasil). Associado à transmissão automatizada, o Smart Ratio otimiza a troca de marcha. A MAN adotou uma caixa de 6 velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia que aproveita as duas relações do eixo para multiplicar o potencial da caixa.
MAN Brasil
O Constellation 25.420 V-Tronic também foi exposto como uma opção ecológica que a fabricante dispõe para o mercado nacional, sob o conceito “eco-friendly” já que sua cabine é desenvolvida com peças mais ecológicas aplicadas no acabamento interno e externo.

Também com apelo ecológico, o Volksbus 18.280 OT piso baixo estava preparado para rodar com 100% de diesel de cana, reforçando, assim, as pesquisas que a montadora tem realizado nesse âmbito, utilizando, ainda, outros estudos com combustíveis renováveis e técnicas de propulsão.

Durante a apresentação da linha de produtos, Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, recebeu a notícia sobre a venda de 750 chassis Volksbus para o transporte público de Salvador. Os chassis adquiridos por seis grupos são do modelo 17.230 V-Tronic.

Outro destaque da MAN, porém, para o mercado europeu, foi a introdução do motor D38 de 6 cilindros em linha para as altas potências de 520 cv, 560 e 640 cv. Trata-se de um motor de 15,2 litros que chega para substituir os motores em V que não são mais tão eficientes para atender à atual norma de emissão de poluentes, a Euro 6.

A marca anunciou o início da cooperação com a Scania no desenvolvimento de componentes. Ambas unirão expertises no desenvolvimento de transmissão a partir de 2016. Vale relembrar que depois de desembolsar US$ 9,2 bilhões, o Grupo Volkswagen passou a controlar, desde o início deste ano, 90,5% do capital da Scania. O acordo refere-se à caixa de câmbio da marca do grifo, que será introduzida nos caminhões MAN, no entanto, poderá se estender para o desenvolvimento de outros componentes.