Com a chegada dos eventos de fim de ano e das férias de verão, as operações de entrega urbana aumentam conforme a demanda de consumo. Aliado a portaria de nº 031/16, alterada em maio passado, que altera as características do VUC (Veículo Urbano de Carga) permitindo que seu comprimento máximo passe de 6,3 m para 7,2 m de pára-choque ao final da carroceria, além de favorecer a mobilidade já que a relação entre o peso e o volume de carga a ser transportado aumenta em média 22%, poderá reduzir a quantidade de carros menores nas ruas, dando lugar aos pequenos caminhões que podem receber carrocerias mais longas utilizando suas totais capacidades.

8700 LX caminhaoNo mercado nacional existem várias opções e os modelos mais populares são produzidos pelas principais marcas: Agrale, Iveco, Ford, MAN (Volkswagen) e Mercedes-Benz. Confira o dossiê com os produtos que essas marcas dispõem para atender a lei.

A Agrale oferece um portfólio de produtos que contempla caminhões tanto de 6,3 m como de 7,2 m de comprimento máximo. Este ano, a Agrale reposicionou a sua gama de caminhões que fica assim: família A (cabine de aço), S (de entrada e mais simples) e a LX (mais sofisticada em equipamentos de série). Os modelos S e LX continuam com a cabine estendida feita de estrutura de aço tubular revestida com fibra de vidro.

A7500 caminhao cargaPara atender à lei e as demandas dessa época, a grife brasileira dispõe dos modelos A7500 e A8700 que é oferecido também na versão S e LX com motorização de 162 cv e com versões com capacidade de carga de 5 290 kg a 5 630 kg. Seu ganho, na atual legislação pode chegar a 5 m³ em termos de capacidade de carga volumosa Na gama 7500 com potências de 152 cv e 162 cv tem capacidades de 3 620 kg a 4 560 kg. Todos com variadas opções de entre-eixos.

Para a bebida, a fabricante brasileira dispõe do Agrale 10000, se receber o 3º eixo na frente do eixo de tração atende o comprimento de 7,20 m, podendo levar 6 pallets.

Daily utilitario ivecoA linha Daily da Iveco composta pelos modelos cabine-chassi 45S17, 55C17 e 70C17 são os indicados para a operação de distribuição urbana. Mais compactos por herdarem o DNA da gama de furgões e semileves de mesmo nome, o destaque fica para o 70C17 com cabine dupla – único da categoria adequado para prestação de serviços municipais. A gama tem opções de entre-eixos de 3 300 mm a 4 350 mm.

C 816Na Ford a portaria não trará alterações no que se refere a produtos, pois a marca já disponibilizava os caminhões Cargo 816 e Cargo 1119 que se mantém, contudo, agora com opções de entre-eixos de 3 900 mm no modelo 1119, o que se traduz em mais capacidade volumétrica, permitindo ao modelo levar 6 pallets numa carroceria mais rebaixada. Esse caminhão éo que oferece o motor mais potente, entre os seus competidores,um Cummins ISB de 186 cv.