Estradas inteligentes amplificam a vocação logística

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Em alguns lugares do mundo, assim como os caminhões estão ficando mais evoluídos, com a chegada da eletrificação e da condução autônoma, as estradas estão sendo estruturadas para receber essa inovação.

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Na Suécia isso já é realidade. Um trecho de 2 km da rodovia E-16 na região de Galve recebeu a rede elétrica onde vão trafegar caminhões pesados – assim como funcionam os trólebus em São Paulo e por cidades do ABC paulista.

Fazendo parte de um projeto denominado Troletruck os caminhões, fornecidos pela Scania, têm propulsão híbrida. Em situações normais, esses caminhões operam com biodiesel, e quando chegam no trecho “eletrificado” da rodovia o pantógrafo instalado atrás da cabine se conecta à rede elétrica da área e o veículo para rodar. Com isso, ele é capaz de armazenar parte da energia, dando ao veículo autonomia para rodar uns 3 km. Há apenas uma faixa construída para testes e os veículos podem rodar a uma velocidade de até 90 km/h.

Os planos do governo sueco é, a partir de 2018, integrar outras rodovias ao projeto. Mas até 2030, o país quer se tornar sua frota de caminhões mais limpos, ou seja, totalmente livres de emissões. O projeto envolve o governo sueco, por meio do departamento nacional de trânsito, empresas privadas e órgãos de transporte do país, além de Scania e Siemens.

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EM SOLO AMERICANO
A Siemens já tem experiência no tema. Há cerca de dois anos ela desenvolveu um projeto parecido ao da Suécia, mas com a Mack Trucks, nos EUA, precisamente no estado da Califórnia, onde demonstrou o sistema denominado eHighway,com a mesma infraestrutura aos longo de 3 km de estrada próximas aos portos de Los Angeles e Long Beach.

Os testes que devem ter resultados divulgados ainda este no, teve como objetivo eliminar por completo as emissões locais e o consumo de combustíveis fósseis.  Os portos de Los Angeles e Long Beach estão buscando uma solução livre de emissões, (‘Zero Emission I-710 Project) para um trecho da Highway 710, que possui grande concentração de tráfego de caminhões. Aquela rodovia tem uma extensão de 30 km e estabelece a ligação entre os dois portos.