Excelência energética

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A redução do consumo de combustível tem sido primordial para todos os fabricantes de caminhões. O que não é diferente para a Renault Trucks, que conta com o Optifuel Lab 2, um laboratório sobre a base do Renault T (a nova linha de caminhões rodoviários da marca). O projeto é a continuação do trabalho que a fabricante francesa iniciou em 2009, também denominado Optifuel Lab, fase 1.

O Optifuel Lab 2 carrega a bordo 20 tecnologias que respondem a quatro mandamentos vinculados ao consumo: gestão de energia, aerodinâmica, resistência à rodagem e ajuda na condução. Além disso, a pesquisa propõe otimizar as diferentes fontes de energia para, assim, reduzir as necessidades do petróleo. “A ideia é ser o mais independente possível do motor a combustão, por isso temos multiplicado as fontes de energia elétrica para alimentar diferentes componentes do
veículo, como climatização, bomba d’água, bomba de combustível etc.”, explica Claude Covo, diretor de projeto da
Renault Trucks.

“Multiplicamos as fontes de energia elétrica para alimentar esses componentes, adicionando painéis solares e instalando sistema de recuperação de energia térmica dos gases de exaustão, com base no ciclo de Rankine”, completa o executivo.

Rankine é um ciclo termodinâmico que converte calor em trabalho. “Contudo, o Optifuel Lab 2 funciona segundo a oferta e a demanda energética, ou seja, quanto mais a energia está disponível e mais barata, mais se utiliza”, destaca Covo.

Ao utilizar prioritariamente as fontes “gratuitas”, como a energia solar e o calor dos gases de escape, o Renault Optifuel Lab 2 limita o uso de energia produzida pelo alternador do motor a combustão e, portanto, reduz em igual medida o consumo de combustível.

Em paralelo a essa gestão avançada, a Renault Trucks trabalha na limitação das necessidades do veículo. Para isso, tem dispensado um cuidado muito especial no isolamento da cabine, utilizando um vidro especial antirruído. O defletor do teto é removível, se abrindo quando o veículo está parado, protegendo, assim, a cabine do sol. Quando o veículo arranca, o defletor se prende para favorecer a aerodinâmica. O ar quente da cabine é evacuado por um extrator de ar alimentado por um painel solar independente.

Para refrescar a cabine, a fabricante francesa instalou um climatizador alimentado só por energia produzida por painéis solares. Por consequência, o sistema produz frio, inclusive quando o caminhão está parado e com o motor desligado.
O trabalho aerodinâmico ao redor do Optifuel Lab 2 se concentra no caminhão e na carreta. Exemplo disso é o refletor de teto, móvel, que está em harmonia com o reboque quando aberto. O efeito gota d’água se reforça pela forma do teto e dos defletores laterais de 700 mm na parte traseira e nas carenagens laterais ao longo do semirreboque. Os retrovisores são substituídos por câmeras perfiladas, no intuito de assegurar o fluxo de ar. O Optifuel Lab 2 tem também um spoiler móvel que ajuda a evacuar melhor o fluxo de ar que passa debaixo do caminhão, limitando a fricção sob o chassi. Assim como o defletor, o spoiler se prende na parte inferior do veículo quando ele está em velocidade superior a 50 km/h.

O Optifuel Lab 2 é equipado com pneus Michelin, protótipos que otimizam a baixa resistência á rodagem, contribuindo significativamente com a redução de consumo.

Ajuda ao condutor

O motorista segue sendo elemento central para a redução do consumo de combustível. O estilo de condução pode ter influência em mais de 3 litros por 100 km em consumo de diesel. Por essa razão, os engenheiros do Optifuel Lab 2 desenvolveram uma série de ajudas específicas para a condução, como limitador de velocidade adaptativo. Com GPS integrado, o limitador calcula a cada instante e por antecipação a melhor velocidade que se deve andar, levando em conta a posição do caminhão e o perfil da estrada.

O pedal do acelerador do Renault Optifuel Lab 2 também é adaptativo. Ele é capaz de obrigar o condutor a acelerar mais ou menos, também fazendo a leitura do peso da carga. Para tanto, ele fica mais duro, dificultando a pisada forte ou o contrário, facilitando a pisada.