Exclusivo: planos de uma fábrica da Tatra Trucks estão de pé

440

Uma fonte ligada à Tatra Trucks confirmou para a TRANSPORTE MUNDIAL que o projeto de implantação da fábrica no Brasil continua e tomou status de prioridade para a nova direção da empresa. O estudo já segue há três anos, porém, em função de mudanças na composição acionária da fabricante e de sua diretoria houve um atraso. O local ainda não foi escolhido.

Conheça um pouco sobre a Tatra Trucks, com uma reportagem publicada na Transporte Mundial, edição 115:

Uma joint-venture entre a Tatra Trucks e a holandesa NMT Projetcs está sendo formada para a fabricação dos caminhões Tatra Phoenix no Brasil. Estudos sobre valores de investimento, local da fábrica, versões, fornecedores e distribuição ainda estão em andamento. A Tatra, da República Tcheca, é a terceira mais antiga fabricante de veículos, com 160 anos de existência. A empresa foi fundada em 1850 e o primeiro automóvel foi lançado em 1897 (os carros de passeios foram fabricados até 1996). Um ano depois, foi apresentado o primeiro caminhão.

A tendência é que o foco esteja nos modelos Tatra Phoenix 6×6 e 8×8 para os mercados de mineração, óleo e gás, florestal, serviços especiais e construção pesada. Essa linha foi lançada em meados de 2011 graças a uma parceria com a holandesa DAF.  No ano passado, a DAF comprou 17% das ações da Tatra Trucks.

O Phoenix utiliza o já consagrado e exclusivo chassi tubo com suspensões independentes em todos os eixos, cabine DAF, motores Paccar e transmissão ZF, manual ou automatizada As-Tronic.

O início das operações da DAF no Brasil, com construção da fábrica em Ponta Grossa (PR) e inaguração prevista para setembro próximo, foi uma das razões de encorajamento para a Tatra vir para o Brasil, pois a DAF será a fornecedora de cabines e motores. Além da DAF, a associação com a NMT Projects fortalece o projeto Tatra Brasil. A NMT é uma empresa de projetos de logísticas complexos, com presença de mais de uma década no Brasil e conhecedora do mercado brasileiro de transportes. Assim como ocorre na Europa, a parceria entre Tatra e DAF também poderá envolver a rede de concessionários, tanto no suporte técnico aos clientes como na comercialização dos veículos. Por terem aplicações específicas de off-road, a fabricante vai focar a venda nos mercados que utilizam esse tipo de veículo. E ela tem plena consciência de que precisa agregar o máximo de conteúdo de produção local para ter menor taxação pelo governo e conseguir Finame.

A joint-venture com a NMT será para produção e comercialização do Tatra Phoenix para fins comerciais. A Tatra Trucks terá outra divisão para a comercialização de caminhões para uso militar.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).