A 2ª edição da Transpoeste (Feira de Transporte e Negócios do Oeste Paranaense) está confirmada para ocorrer entre os dias 20 e 22 de maio, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel no Paraná. A Transpoeste é uma realização do SINTROPAR (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, da NTC&Logística, da FETRANSPAR e da ABTC.

O Oeste do Paraná concentra 1.532 empresas de transporte, totalizando uma frota superior a 55 mil veículos e um número de colaboradores estimado em 128 mil pessoas. O Setor de transporte de cargas paranaense movimenta aproximadamente 6% do PIB estadual e Cascavel, cidade escolhida para sediar tanto a primeira quanto a segunda edição do evento, é reconhecidamente um dos maiores centros do agronegócio brasileiro.

Abaixo, outras notícias:

Selectrucks

Uma das iniciativas mais promissoras no mercado de caminhões usados, a nova unidade de negócios da Mercedes-Benz do Brasil, a Selectruks, começou a operar em setembro e já funciona a todo valor em Mauá (SP). Entre os objetivos da fabricante de caminhões com a inédita divisão no país (existe há 10 anos na Europa), além de ganhar dinheiro com a venda e compra de caminhões usados, é facilitar as vendas de caminhões novos Mercedes-Benz. É comum clientes entregarem caminhões usados na aquisição de novos e, a concessionária, muitas vezes não tem condições de receber os veículos. Nesse caso, ficará a carga da nova unidade de negócios da fabricante fazer a compra do caminhão.

Para dar suporte à Selectruks, a Mercedes-Benz contratou a Dekra Brasil, empresa de serviços automotivos, entre eles, o de avaliação de veículos. A Dekra é responsável pela avaliação dos caminhões antes da aquisição pela Selectruks, que está comprando caminhões de qualquer marca e tempo de uso.

A Dekra irá elaborar para a Selectruks um dossiê utilizando os serviços de três empresas do grupo: a Checkauto, que aponta mais de 40 itens do histórico e procedência do veículo; a avaliação da Jopema, em que os peritos especialistas em regulação de sinistros, verificam mais de 130 elementos físicos do caminhão; e a Dekra, que emite e encaminha o laudo para a Mercedes-Benz, em até 48 horas. Antes que o ponto de venda receba o veículo usado, o vistoriador Dekra examinará seu estado, levando em consideração eventuais danos, reparos necessários e/ou peças faltantes. No dossiê serão relacionados os valores para todos os itens, e o resultado será levado em consideração para formação do valor final do modelo.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).