Se no segmento de fabricação de veículos de entregas urbanas o futuro aponta para eletrificação de furgões, a PSA (Peugeot e Citroën) mostram avançadas, ponto positivo para a nova empresa formada com a fusão com a FCA, a Stellantis.

ivoty2021
Os furgões do grupo PSA ganham o maior prêmio internacional na categoria de sustentabilidade

O desenvolvimento tecnológico dos veículos comerciais leves da PSA no campo da e-mobilidade foi reconhecido com o prêmio Van Internacional do Ano 2021. O 30º Prêmio Van Internacional do Ano foi entregue para o Peugeot e-Expert, o Citroën e-Jumpy, Opel Vivaro e Vauxhall Vitaro. 

Os destaques vão para a Peugeot por ser mais atuante no segmento de veículos comerciais, mesmo tendo sido a Citroën a criadora do furgão. Opel e Vauxhall  são marcas do Grupo PSA, agora Stellantis, mas apenas para ter tais opções com essas marcas. 

Xavier Peugeot, presidente da unidade de negócios Veículos Comerciais Leves do Grupo PSA este ano.

“A PSA está muito orgulhosa e satisfeita em receber este prestigioso prêmio Internacional do Ano de 2021. Este reconhecimento confirma o sucesso nosso furgão e a importância da estratégia de eletrificação concebida para os nossos modelos de veículos comerciais.

O prêmio IVOTY 2021, entregue a Xavier Peugeot na sede do Groupe PSA em Paris no início do ano de 2021, é dedicado à memória de Anders Karlsson, membro recentemente falecido do júri sueco.

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Peugeot lança Expert; marca reforça pós-venda diferenciado

A presença da Peugeot na Fenatran, pela primeira vez, simboliza uma nova fase para a marca francesa no Brasil. Ela quer ter a mesma relevância na América Latina que tem na Europa. No Velho Continente ela lidera o segmento de comerciais leves com 12,1% de participação e com uma gama bastante variada de opções para transporte de cargas e passageiros.

Na Fenatran, a Peugeot lançou o furgão Expert na configuração com a carroceria de 5.308 mm de comprimento e capacidade de carga para 1.500 kg ou 6,6 m3. Ana Teresa Borsari, diretora geral da Peugeot do Brasil, disse que o relançamento do Partner no ano passado —modelo que já conta com 10% de participação do segmento de furgões pequenos —, mais a chegada da primeira versão do Expert, são apenas o começo da estratégia da marca no Brasil, como na América Latina.

Podemos adiantar que, dentro das opções que a Peugeot tem na sua linha da Europa, deverão ainda chegar novidades no Brasil. Isso deve ocorrer no prazo de um a dois anos. A versão passageiro do Expert, a linha de furgões Boxer renovada e o novo Partner, com um desenho mais atual do que o modelo vendido atualmente por aqui estão na lista.

O Peugeot Expert

Como Peugeot e Citroën fazem parte do mesmo grupo, o PSA, as plataformas dos seus veículos são sempre as mesmas. No caso dos comerciais leves, as semelhanças são ainda maiores. Eles se diferenciam em componentes que trazem a identidade de cada marca, como painel de instrumentos, frontal, para-choques e lanternas.

A ficha técnica do Peugeot Expert é idêntica do Citroën Jumpy. Ambos foram desenvolvidos a partir da plataforma EMP2, a mesma dos luxuosos Peugeot 3008 e Citroën C4 Picasso. Daí, já dá para imaginar que o conforto é um diferencial desses modelos, porém, com suspensão preparada para o trabalho e as condições do Brasil. Ela é 3 cm mais alta do que Expert vendido na Europa.

Motor Euro 6

O motor é o turbo diesel BlueHDi 1.6 de 115 cv e 30 mkgf de torque que já atende a legislação Euro 6, mais exigente do que a atual no Brasil, Proconve L6 (Euro 5). Isso faz deles menos poluentes e mais econômicos do que similares, com nota A na etiquetagem do Inmetro. Porém, o Euro 6 já exige o uso de Arla 32. O câmbio é manual de seis marchas.

São duas versões do Expert, a Business e a Business Pack, com preço a partir de R$ 79.990. O furgão é bastante completo em tecnologia de segurança desde a versão básica, indo além dos itens obrigatórios por lei, como airbags e freios ABS. Ele vem de fábrica com controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa.

A segurança está também no compartimento de carga com travamento separados para habitáculo e compartimento de carga, este com uma divisória de aço. Caso o veículo seja aberto quebrando uma das janelas, os botões de abertura das portas ficam inativos, impedindo o acesso à zona de carga.

O compartimento de carga tem capacidade para 6 m³ de espaço. Para materiais longos, tipo cano, madeira, há o módulo Moduwork na versão Business Pack. Isso amplia o comprimento do piso de 2,86 m para 4,02 m, aproveitando o espaço que seria do terceiro passageiro. A altura interna para carga é de 1,39 m e a largura de 1,63 cm (1,25 m entre as caixas de rodas).

O banco do motorista e o volante possuem regulagens comum aos automóveis. O painel de instrumentos é completo, com computador de bordo, piloto automático e indicador de mudança de marchas (GSI).

Estratégia da Peugeot

Jumpy e Expert podem ser tecnicamente idênticos, porém, Ana Teresa garante que, da fábrica para fora, cada marca trabalha de acordo com suas estratégias comerciais.

Para se diferenciar, a diretora geral da Peugeot disse que 60% da rede foi trocada por grupos empresariais que têm o perfil que a marca quer de atendimento. E, para o segmento comercial, a Peugeot está entregando benefícios de pós-vendas até superior ao de automóveis de passeios. A empresa o batizou de Total Care Pro. São 13 compromissos, que vale destacar que se o veículo não for entrega no dia combinado, o proprietário não paga pela revisão.

Outro compromisso interessante é o fato de que a concessionária não pode cobrar nada além do orçamento inicial. Qualquer diferença será paga pela Peugeot. E como exclusivo para os veículos comerciais, há a prioridade no atendimento. Os centros urbanos contarão com Peugeot Profissional Center, que são concessionárias credenciadas com profissionais treinados para atendimento à frotistas. As revisões também terão preços fixos, totalizando R$ 4.687 até 100.000 km.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).