Continuando o Especial Fenatran, a norte-americana Alcoa levou à Fenatran com várias novidades em termos de facilidades para a redução de peso da cabine ao reboque de um caminhão, incluindo um caminhão com as novas rodas LvL One e, de quebra, um utilitário Mercedes-Benz Sprinter com caçamba totalmente de alumínio.


A fabricante demonstrou todos os principais itens de um cavalo-mecânico cara-chata e um reboque de três eixos, cujos itens podem ser customizados ao gosto do cliente, com alternativas do que se pode eliminar de sobrepeso em cada parte da estrutura. De acordo com a empresa, o menor arrasto de peso estrutural aumenta a capacidade de transporte, reduz o consumo de combustível e minimiza o desgaste das peças. São soluções multimateriais que somadas podem atingir uma redução de peso total do conjunto de 1.135 kg. O que ainda falta no mercado brasileiro é o chassi, feito com liga especial de alumínio.

Na linha de materiais extrudados serão mostrados um para-choque traseiro, a caixa de ar-condicionado e uma carroceria 100% de alumínio. Essa técnica é destinada para uso em veículos médios e com capacidade de carga de até 4 000 kg. Na estrutura não são usados pontos de solda, porém, pode ser utilizados fixadores da marca. Em comparação aos modelos de madeira, a carroceria integral de alumínio pode pesar 40% menos, chegando a 50%, na de aço.

A tecnologia de laminados será demonstrada em três diferentes soluções: nas portas, no tanque de combustível e no implemento. A liga utilizada é a 5052, uma das mais adotadas no segmento de transporte. Já as chapas xadrez são mais adequadas para pisos de ônibus ou de implementos; e o guarda de alumínio, idealizado para uso em carrocerias carga seca, em substituição às convencionais. As chapas pré-pintadas são alternativas mais resistes à corrosão. Toda a linha de fixadores, em aço e alumínio, também será apresentada como forma de garantir a robustez e eliminar vibrações.

NOVAS RODAS

Como destaque, a Alcoa trouxe as novas rodas LvL One, nas medidas de 14”, 22.5” x 8.5”, bem como as de 22.5” x 8.25”, para serviço pesado. Esses modelos são mais leves, robustos e têm acabamento brilhante. O efeito do brilho não se altera com o tempo porque é um tratamento que a liga recebe para obter esse efeito. O custo também é acessível.

A família de rodas Alcoa também apresenta a tecnologia Dura-Flange, conceito que inibe o desgaste prematuro da flange da roda, evitando a criação de vincos que, com o tempo, perfuram os pneus. A aplicação é para operação em condições severas. Completa a lista, o modelo Single, uma roda mais larga, desenvolvida para veículos fora de estrada.

FOCO NA SEGURANÇA

A iniciativa de apostar no segmento de implementos especiais, ou personalizados, tem rendido bons frutos à Truckvan. A empresa soube aproveitar as oportunidades da atual conjuntura, desenvolvendo equipamentos dos mais variados tipos. Um dos focos da empresa é o segmento militar, no qual vem investindo desde 2013, quando apresentou a POE (Plataforma de Observação Elevada) às forças policiais e armadas.

Nesta Fenatran a empresa trouxe como novidade a Unidade Móvel Simulador Virtual de Tiros, um implemento dedicado ao treinamento e simulação virtual de segurança. O equipamento favorece um treinamento mais eficiente e barato, pois dispensa munição real e evita longos deslocamentos nos procedimentos. Três armas são simuladas no interior da unidade e adaptadas de acordo com o uso. “O simulador tem um dispositivo instalado na própria arma que, através de ar comprimido, simula o recuo/impacto na hora dos disparos”, explica Leonardo Braga, diretor comercial de unidades móveis e projetos especiais da Truckvan.

Outro lançamento é o Semirreboque furgão carga segura, um equipamento com baú-cofre para o transporte de carga de valor. O implemento é revestido de chapas de aço balístico (blindado nível 3ª, norma ABNT NBR 15000) e estruturado em perfis de aço de alto limite elástico. O modelo possui porta traseira com dobradiças reforçadas e fechaduras com acionamento via satélite, tudo de acordo com a necessidade do cliente e ainda mais seguro do que a legislação exige. O produto é ainda mais resistente a explosão e ou arrombamento, medidas fundamentais neste setor.


NOMA GARANTE RENDIMENTO

Dentre os produtos mostrados pela fabricante,na Fenatran, dois destacam-se: o Rodotrem Basculante Alumínio e a linha Florestal. Como o segmento não vive os seus melhores dias, as marcas perceberam que o negócio é inovar. “Demonstramos com dados reais que nossos produtos trazem economia e maior ganho ao transportador”, afirma Marcos Noma, presidente da empresa. Pensando nisso, a empresa foi buscar novidades em implementos de alumínio no mercado europeu, antes de trazer o Rodotrem Basculante Alumínio ao Brasil.

Inédito no país, o equipamento da Noma possui capacidade volumétrica de 41 m³, que, dependendo da configuração, proporciona ao transportador um ganho real de até três toneladas de carga por viagem. Comparado ao similar de aço, quando vazio, o equipamento de alumínio consome menos combustível.

LINHA FLORESTAL

Outro segmento de implementos que continua crescendo nas vendas, puxado principalmente pela produção e exportação de celulose, é o florestal. O destaque da fabricante para esse nicho é o Tritrem Florestal 7500. O equipamento possui a menor tara (peso vazio) do mercado, que, segundo a marca, permite transportar até 8 toneladas a mais de carga. A engenharia da Noma garante que  isso não torna seus produtos menos resistentes. O modelo já foi apresentado em julho deste ano e é também um dos destaques da empresa na Fenatran.  

Amanhã você confere a última parte do Especial Fenatran. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).