A Ford não é exatamente uma fabricante de caminhão popular do mundo, inclusive no Velho Continente, porém, em alguns países ela tem muito valor como EUA, Turquia e o Brasil, onde no segmento de semipesados ela tem forte presença.

Contudo, no IAA (maior salão de veículos comerciais do mundo), a marca chamou a atenção, primeiro porque ela só costuma participar do evento levando os seus veículos comerciais leves como furgão e van Transit e, segundo, porque dessa vez ela apresentou o F-Max seu cavalo mecânico extrapesado com um design brutão bem parecido aos moldes europeus, o que lhe rendeu o prêmio Truck of the Year 2019.

Contudo, ela ousou e de certa forma surpreendeu os fãs da marca quando mostrou o F-Vision, caminhão que traz a visão da marca sobre o futuro do transporte rodoviário de carga.

Apesar de o F-Vision parecer, e muito, com o Future Truck da Mercedes-Benz apresentado em 2014 como uma visão da marca da estrela sobre o transporte entre 2020 e 2025 –

os executivos da Ford ressaltam que o desenho do F-Vision foi inspirado no Homem de Ferro, personagem da Marvel.

Desenvolvido pela Ford Otosan, sediada na Turquia – esta a maior base de produção de veículos comerciais da montadora –, o F-Vision tem um powertrain totalmente elétrico e um sistema de direção semiautônomo nível 4, ou seja, precisa de um condutor a bordo da cabine (ou pelo menos remotamente) para controlar uma parte da operação.

Design

Assim como o Homem de Ferro, que nos filmes exibe a evolução da sua armadura, os designers da Ford também quiseram, com essa mesma ótica da evolução, mostrar que a engenharia da marca está preparada para o futuro.

O caminhão não possui mais retrovisores nos moldes tradicionais, dando lugar às câmeras.

Mas a cara de um caminhão pesado e robusto se mantem nessa roupagem. O pneu perfil baixo se harmoniza ao desenho das rodas, assim como o conjunto óptico – com luzes de Led de longo alcance – molduram a grade inferior da cabine.

Diferente daquele símbolo oval na cor azul com o nome Ford destacado ao centro, no F-Vision o nome da marca ficou destacado em LED no centro da parte frontal da cabine.

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.