A Ford está comemorando 60 anos de produção de caminhões no Brasil, e para mostrar que não está ficando para trás no quesito tecnologias de segurança e conectividade, apresentou um protótipo do Cargo 8×2 com várias tecnologias de conectividade, batizado de Cargo Connect e um boné que alerta do motorista quando começar a dormir.

Cargo Connect

Protótipo do Ford Connect 8×2 montado a partir do Cargo 2629 6×2

O protótipo será uma das atrações da marca na Fenatran, feira de transporte que ocorre entre os dias 16 e 20 de outubro, no São Paulo Expo. Outras novidades serão reveladas no início da exposição.

O Cargo Connect, sem data para chegar ao mercado, traz tecnologias semiautônomas e de conectividade atualmente disponibilizadas apenas em modelos de categoria superior, com os pesados da Volvo FH e Mercedes-Benz Actros. O modelo é equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um Cargo 2429 8×2, o primeiro protótipo da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos já aplicados em diversos veículos comerciais na Europa. 

Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.

Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.

Boné Alerta

Ainda em fase de desenvolvimento, o Boné Alerta parece um boné comum, mas voltado para a proteção do motorista e prevenção de acidentes. Ele é equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência. Aos primeiros sinais de sono ao volante, sensores instalados no boné detectam e emitem alertas por meio de vibração e luzes para que o motorista possa fazer uma pausa para descansar. Os sensores monitoram os movimentos da cabeça e detecta os movimentos foram do padrão previsto para uma condução seguro. “Este é um exemplo de tecnologia de vestir desenvolvida com foco nas pessoas, uma inovação com potencial para prevenir acidentes e tornar as vias mais seguras”, disse Lyle Watters, presidente da Ford na América do Sul, ao apresentar pessoalmente a novidade.

Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado e o aproveitamento de todos os seus benefícios.

 

 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).