Apesar da Ford ser mais focada em automóveis e a crença de que não produz mais caminhões nos Estados Unidos, com exceção das picapes grandes, isso não é verdade. Tanto que ela acaba de renovar os seus caminhões médios F-650 e F-750. Eles já haviam sido redesenhados em 2016 e agora chegam aperfeiçoamentos como modelos 2018.

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Modelo 2018 do Ford F-750. Foto: Divulgação

As principais novidades são a introdução de controle de estabilidade e de tração, tecnologias que aumentam a segurança e ainda novidade no segmento de médios. Esses itens são de série na versão cavalo mecânico e opcional nas com chassi rígido.

Opção de motor movido a gasolina

Nos Estados Unidos, a Ford é a única fabricante de caminhões a oferece a opção de motor a gasolina de 6,8 litros em bloco V10 e 320 cv, além do motor diesel Power Stroke V8 de 6,7 litros e com opções de 270 cv, 300 cv e 330 cv de potência. Vale destacar que o motor a gasolina pode sair de fábrica para gás comprimido ou propano líquido. Em ambas opções, a transmissão é TorqShift de 6 velocidades automática.

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Segundo Kevin Koester, gerente de marketing para caminhões, a oferta da opção a gasolina segue para atender frotistas que, pelo tipo de operação, não precisam fazer um alto investimento no motor a diesel. “Há muitos clientes que preferem as vantagens de custo e manutenção do motor a gasolina”, acrescenta.

Os Ford F-650 e F-750 são oferecidos com chassi plataforma, vocacional (construção civil, coleta de lixo, reboques e distribuição de bebidas) e cavalo mecânico. Também são três opções de cabine: Regular, SuperCab e Cabine Dupla, esta última para atender o uso em serviço, como o de manutenção de redes elétricas e de água. Esses são montados na fábrica de Cleveland, Ohio. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).