A frota de caminhões cresceu 0,2% em 2017 e conta com 1.887.833 veículos, segundo o Relatório da Frota Circulante, elaborado pelo Sindipeças. A idade média dos caminhões vem aumentando desde 2013, quando era de 9 anos e 5 meses, e agora, é de 10 anos e 8 meses.

Em 2013, ela era de 9 anos e 2 meses. Os números acima são do Sindipeças e inclui todos os veículos (placa cinza e vermelha), além de caminhões em estoque de revendas e apreendidos pelos bancos. A estatística do Sindipeças é diferente da estatística da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre), que considera apenas veículos de cargas com placa vermelha, que são de transportadoras, autônomos e cooperativas que prestam serviços para terceiros.

Veículos com placa cinza são de empresas ou pessoas físicas que possuem frota própria. Pelos dados da ANTT, a idade média dos veículos com as transportadoras tem média de 9,2 anos. Os caminhões que estão com autônomos, a média é de 19,4 anos.

Os veículos com as cooperativas têm idade média de 12,8 anos. Portanto, os caminhões das transportadoras e frotas próprias são os que puxam a média para baixo.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).