Em evento no Japão, a FUSO, empresa do Grupo Daimler, apresentou um novo caminhão para o mercado do país asiático. Trata-se do SuperGreat, veículo que atua na categoria pesado e que passou pela primeira renovação total, após 21 anos.

 
Dotado de tecnologias já empregadas pela Daimler em outras marcas, o novo modelo da FUSO recebeu melhorias nos quesitos de segurança, eficiência de combustível e manobrabilidade, e promete proporcionar uma experiência ao volante mais agradável ao condutor.

Força

Dois motores de pequena cilindrada são oferecidos no modelo: 6R20, de 10,7 litros e 6S10, 7,7 litros. Completa a parte de força a nova transmissão mecânica-automática (AMT) ShiftPilot, de 12 velocidades.

Tecnologia

Visando reduzir o número de acidentes com caminhões pesados, o caminhão recebeu diversas tecnologias de segurança, como “ABA4”, freios atenuadores de danos por colisão; “Active Attention Assist”, capaz de detectar pessoas à frente do veículo e “Active Sideguard Assist, para detectar e alertar para pontos cegos, tecnologia que faz sua estréia no Japão, segundo a fabricante.

Completam as tecnologias o “Assistência de Controle de Proximidade”, função para manter a distância adequada entre dois veículos, com parada e partida de forma automática; “Controle de previsão 3-D Powertrain”, (opcional) para previsão de obstáculos no caminho, através de GPS e a função telemática, “Truckonnect”, função permite aos clientes verificar todas as informações, em tempo real, dos caminhões.

“Com o lançamento, a FUSO quer retomar a posição de liderança da marca no mercado japonês”, afirma Marc Llistosella, presidente e CEO da MFTBC.

 

Compartilhar
Diogo Mendes
Jornalista, pai da Jhuly (Shih Tzu) e apaixonado por caminhão, Muay Thai, skate, churrasco e suco de laranja.