No competitivo mercado de pneus, no qual cinco grandes fabricantes disputam a preferência dos transportadores e das fabricantes de caminhões, estar com o portfólio completo e atualizado é uma necessidade para manter uma posição de destaque. Nesta lógica, a Goodyear apresentou quatro novidades na última Fenatran, encerrada no último dia 20 de outubro, no São Paulo Expo. 

Os quatro lançamentos da Goodyear foram: Armor Max MSS e MSD para o serviço misto, com foco em resistência, e Fuel Max LHS e LHD, para o serviço rodoviário, com foco em economia de combustível. Disponíveis em várias medidas, os lançamentos apresentam funcionalidades para frotistas e motoristas que procuram melhorar custo por quilômetro rodado. Os modelos completam a linha MaxSeries, composta também pelos pneus Citymax, para o serviço urbano, e KMax, para o serviço regional com foco em quilometragem.

Uso misto

Os novos pneus Goodyear Armor Max foram desenvolvidos para veículos que trafegam em serviço misto, que mesclam vias pavimentadas e vias de terra, como por exemplo, fazendas, construção civil, usinas de cana ou coleta de resíduos.

Para criar um produto com alta performance, a Goodyear emprega para a linha Armor Max uma carcaça com quatro cintas de aço, sendo a última construída com High Elongation Wire, que consiste na aplicação de cordonéis de aço mais resistentes e construídos de forma a proporcionar maior elasticidade e maior aderência ao composto de borracha. Além disso, o modelo conta com uma banda de rodagem que utiliza um composto especial, extra resistente, e dupla camada de compostos.

“O pacote de cintas com High Elongation Wire encontrado nos pneus Goodyear Armor Max garante uma carcaça mais resistente, possibilitando maior número de recapagens. Isso é uma grande vantagem, principalmente quando comparamos com modelos no mercado que possuem somente três cintas e com frequência são descartados para recapagem devido às avarias sofridas”, explica Fabio Garcia, gerente sênior de marketing para pneus comerciais da Goodyear Brasil. O Goodyear Armor Max MSS é destinado aos eixos direcionais, livres ou de tração moderada. Já o modelo Armor Max MSD foi desenvolvido para atuar em eixos de tração. Além de maior resistência, o novo pneu Armor Max MSS entrega até 9% mais quilometragem quando comparado ao seu antecessor, o G686 MSS Plus, informa a engenharia da Goodyear.

Uso rodoviário

Para o serviço rodoviário, o novo pneu Goodyear Fuel Max LHS foi desenvolvido com tecnologia exclusiva que garante até 6% de economia de combustível e até 9% mais quilometragem no serviço rodoviário, quando comparado ao seu antecessor, o G657. Indicado para longas distâncias em vias retas e planas, onde os veículos se mantêm em velocidade constante por um longo período, o Fuel Max LHS é destinado aos eixos direcionais, livres ou de tração moderada e o Fuel Max LHD destinado aos eixos de tração.

“A maior parte dos esforços para o desenvolvimento do Goodyear Fuel Max estiveram focados no desenvolvimento de compostos com baixa resistência ao rolamento e alta quilometragem”, acrescenta o gerente de marketing de pneus comerciais da Goodyear Brasil. O Fuel Max LHS tem melhor graduação em resistência ao rolamento do mercado, graduação B de acordo com as especificações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Já o Fuel Max LHD, elaborado para eixos de tração, apresenta graduação D, valor extremamente eficiente para eixos de tração.

“Utilizando o Fuel Max LHS em todos os eixos de um ônibus rodoviário, por exemplo, obtém-se até 10% mais economia de combustível que em um veículo montado com pneus de graduação D.”, ressalta Fabio. Com índice de carga 154/149, os pneus Fuel Max podem ser carregados com 3.750Kg em eixo simples e 3.250 kg em eixo duplo. Os modelos existentes no mercado têm índice de carga padrão, 152/148. Os pneus Fuel Max e Armor Max, assim como toda a linha MaxSeries, têm sete anos de garantia para a vida total do pneu independentemente do número de recapagens.