Goodyear testa pneu que mantém pressão

53

A fabricante de pneumáticos Goodyear anunciou o início dos testes com a tecnologia AMT (Tecnologia de Manutenção de Ar) em inglês. A AMT vai passar por testes nos próximos meses nos caminhões dos Estados Unidos, o projeto recebe apoio do DOE (Gabinete de Tecnologia Veicular do Departamento de Energia dos Estados Unidos), sigla em inglês.
 Tecnologia AMT
A novidade mantém os pneus inflados, mesmo quando frios e sem a necessidade de bombas externas ou eletrônicas. Para isso, o sistema utiliza a tecnologia de bomba peristáltica para manter automaticamente a pressão dos pneus nos níveis desejados. Os componentes do sistema da AMT, incluindo a bomba, estão embutidos no pneu.
 
Desenvolvida desde 2011, a AMT pode ajudar na economia de combustível e redução de dióxido de carbono, e melhora potencialmente a vida útil do pneu e durabilidade do pneu, já que elimina a necessidade de inflar os pneus manualmente.

Custos relacionados com pneus e combustíveis ainda são os maiores custos das transportadoras, segundo a Goodyear, apenas 44% de todos os pneus de caminhão estão dentro das 5 libras por polegada quadrada (psi) de sua pressão indicada e 7% estão com pressão inferior em 20 psi ou mais. A pressão baixa também é responsável pela redução precoce da vida útil do pneu.
 
Na próxima fase de testes, caminhões do Canadá e EUA vão rodar em operações reais pelos próximos 18 meses.