Talvez poucas pessoas saibam que as marcas de caminhões MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, além da marca de serviços de conectividade RIO, pertencem ao Grupo Volkswagen Trucks & Bus que, por sua vez, tem composição acionária diferente do Grupo Volkswagen AG (de automóveis).

Logo do novo nome do Grupo Volkswagen Truck & Bus. Foto: Divulgação.

Hoje, 20 de junho de 2018, foi anunciado que a holding que reuni as marcas de caminhões e ônibus passará a ter o nome de Grupo Traton. Em nota, o grupo diz “é mais um pilar na trajetória para aumentar ainda mais a sua independência e continuar em direção da estrutura societária”.

Pelo dito na nota, fica claro que o Grupo Traton quer distanciar do Grupo Volkswagen AG, dono das marcas Volkswagen (automóveis e comerciais leves), Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati e, mais recentemente, Ferrari.

Não se sabe se por este motivo, mas este distanciamento ocorre no momento em que o Grupo Volkswagen AG está envolvido em um dos maiores escândalos empresarias do mundo ao fraudar os testes de emissões de veículos a diesel. Chamado de “dieselgate”, com processos e multas bilionárias em diversos países e mais recentemente, com o acontecimento da prisão do presidente da Audi, Rupert Stadler, no último dia 18 de junho. Segundo promotores de Munique, na Alemanha, o executivo foi preso devido a rumores de que esteja dificultando as investigações sobre a fraude.

O “dieselgate” está ligado a automóveis equipados com motores diesel, por enquanto, das marcas Volkswagen e Audi, e não tem nenhuma relação com caminhões e ônibus. O Grupo Volkswagen Truck & Bus foi anunciado, como independente do Grupo Volkswagen AG, no último Salão de Hannover (IAA), em setembro de 2016. E hoje é anunciado que o nome será mudado para Grupo Traton a partir do terceiro trimestre deste ano. Portanto, muito provavelmente, a confirmação deverá ocorrer no próximo Salão de Hannover, no final de setembro. 

Veja abaixo a nota do Grupo Traton na íntegra:

“Hoje, a Volkswagen Truck & Bus revelou à sua diretoria que a organização receberá um novo nome: GRUPO TRATON. Essa nova marca é mais um pilar na trajetória do Grupo para aumentar ainda mais a sua independência e continuar em direção à transformação da estrutura societária.

 Andreas Renschler, CEO do Grupo Volkswagen Truck & Bus e membro do Board da Volkswagen AG, disse: “O novo nome, TRATON, é um grande marco em nosso caminho para nos tornarmos Campeões Globais da indústria de transportes. Desde a nossa fundação, nós crescemos juntos mais rapidamente do que esperávamos. A TRATON nos oferece mais independência. Ela vai fortalecer ainda mais a identidade conjunta do nosso Grupo – bem como os aspectos que nos tornam únicos. Um novo nome também promoverá nossa visibilidade como o Grupo líder em soluções inovadoras em transportes. Isso vai nos deixar mais atraentes para novos talentos e para mercados de capitais”.

A TRATON reflete o DNA do Grupo: o que a empresa está buscando e como ela age. O nome pertence a uma empresa jovem, criada e nascida em uma nova era de transportes:

  • A TRAnsformação do transporte no ecossistema é a nossa missão – para o benefício de todos.
  • O TRAnsporte é a nossa paixão – e a dos nossos clientes, também.
  • TONelagem é o que os nossos clientes transportam ao redor do mundo, todos os dias.
  • A TRAdição das nossas fortes marcas é o que nos une.
  • Estar sempre “ON” é a principal meta dos nossos clientes, e é a forma como nós agimos para fazer com que tudo seja possível para eles.

 A TRATON compartilha dos nossos valores: determinação, integridade, respeito, foco no cliente e espírito de equipe. As fortes e tradicionais marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO manterão suas próprias identidades sob o abrigo do GRUPO TRATON. A alteração oficial no nome deve entrar em vigor no terceiro trimestre de 2018.

 O setor de transportes está passando por grandes mudanças devido aos volumes cada vez maiores de transportes, normas de emissões mais rigorosas e demanda crescente dos clientes por soluções eficientes, sustentáveis e competitivas. A TRATON combina a agilidade e o espírito de uma startup com a vasta experiência das marcas tradicionais. Com essa configuração única, o Grupo está perfeitamente posicionado para reinventar o transporte para as gerações futuras.

Hans-Dieter Pötsch, presidente dos Conselhos Administrativos da Volkswagen AG e da Volkswagen Truck & Bus: “O Conselho Administrativo apoia integralmente os ambiciosos planos da Volkswagen Truck & Bus e do movimento do Grupo de buscar uma identidade inigualável. Isto vai fortalecer nosso negócio de caminhões em direção à transformação da estrutura societária”.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).